A Família em Aliança cresce.
Schoenstatt Diocese de Crato – Esse sábado, dia 8 de julho de 2017, foi um dia especial para a Família de Schoenstatt da Diocese de Crato/CE, pois a data marca a formação de dois novos ramos da Liga Apostólica do Movimento de Schoenstatt na Diocese: a Liga das Mães e a Liga de Famílias. Um presente especial em 2017, quando a Obra das Famílias de Schoenstatt completa 75 anos de fundação e o Ramo das Mães completa 70 anos no Brasil.
Foram dois momentos de formação distintos, ministrados pela assessora dos estados de Ceará e Piauí, Ir. M. Neiva Pavlak. Pela manhã houve formação voltada para a Liga das Mães, com participação de um grupo de Juazeiro do Norte/CE e de Crato. À tarde, a formação foi dirigida à Liga de Famílias, com temas direcionados aos casais das cidades de Brejo Santo/CE, Crato e Juazeiro do Norte. O assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina, Pe. José Ricardo de Barros Sales, esteve presente, dando apoio à implantação desses dois ramos na Diocese.
Ir. M. Neiva Pavlak orientou os grupos sobre a estrutura da Liga das Mães e da Liga de Famílias – reuniões, estilo dos encontros, espiritualidade, etc. – e destacou os desafios enfrentados, principalmente pela família, no mundo de hoje.
A assessora acentuou que a família é a célula germinadora da sociedade e da própria Igreja, pois é nela que a vida começa e se desenvolve. É o lugar onde se formam as pessoas, os filhos de Deus, o cidadão (FC nº 15). Da formação, da bondade, da qualidade das pessoas que nascem e crescem na comunidade familiar, vai depender a qualidade, a bondade de todas as demais instituições, recorda Ir. M. Neiva. Por isso, o Pe. José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, afirmava que “a família é o fundamento e a coroa da Igreja e da sociedade”.
Era perceptível a ansiedade e empolgação por parte de todos os participantes na criação desses dois ramos do Movimente Apostólico de Schoenstatt, que já conta, atualmente, com a força da Campanha da Mãe Peregrina e do Terço dos Homens Mãe Rainha, também com outros ramos do Movimento bem estruturados na cidade de Mauriti/CE, junto ao Santuário Paroquial da MTA, como, por exemplo, a Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas).
A Família de Schoenstatt oferece suas contribuições ao Capital de Graças para que esse seja o desabrochar de uma grande árvore de vida e santidade que provém do Santuário e impulsiona todo o Movimento Apostólico.
Com informações de maerainhanadiocesedecrato.blogspot.com.br