Arraiá no Santuário Sião do Jaraguá
Marcelo Dalan – No clima de inverno, com um frio de aproximadamente 12°C, a festa junina no Santuário da Mãe e Rainha no Jaraguá, em São Paulo/SP, ocorreu nos dias 1 e 2 de julho, sempre a partir das 17 horas, após a missa, e ofereceu várias opções para manter seu público acolhido e se divertindo.
Em ritmo junino, aquecendo o frio e esquentando os ânimos, os visitantes contaram com música ao vivo para dançar à vontade, animadas por bandas de forró – Du pé, no sábado, e Forró in Trio, no domingo – e a tradicional quadrilha organizada pelo palco. Comidas típicas não faltaram, também as tradicionais bebidas da época. Muitos que estavam a caráter preferiram se aconchegar próximos a fogueira.
A presença marcante do público atendeu as expectativas dos organizadores que aguardavam mais de 3.000 visitantes. Assim, toda a infraestrutura foi preparada com novos espaços para o estacionamento, enfermaria, grupos de acolhida, segurança e gerador de energia. A tradicional Festa Junina do Santuário tem por objetivo a arrecadação de verba para as obras de melhoria do espaço interno do Santuário, melhorando a acolhida e abrigo de peregrinos e da Família de Schoenstatt e colaborando com a Mãe e Rainha em sua missão de abrigar os que ali chegam.
O momento mais marcante do evento, sem dúvida, é a quadrilha. A dança foi organizada duas vezes no sábado, a primeira para as crianças, que ocorreu por volta das 21 horas; já a segunda é voltada para o público em geral, essa já conhecida como a maior quadrilha do bairro, honrou mais uma vez seu título, tornando-se ainda maior a cada ano que passa – ela expressa, de maneira clara, a alegria e vinculação de uma grande Família unida em Aliança.
Fotos: Alex Formigoni