Em busca da unidade regional
Bárbara Mélo – Nos dias 1 e 2 de julho, a Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) se reuniu para a III Jornada do Regional Nordeste, que aconteceu no Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, em Garanhuns/PE. Contou com meninas da Arquidiocese de Olinda-Recife/PE e da Diocese de Garanhuns/PE, totalizando 52 jovens de cinco cidades. A Jornada teve como temática o lema do ano da Jufem – “Filha amada, assume a essência do teu ser” – que foi aprofundado parte por parte ao longo de todo o encontro.
Tendo início com o almoço no sábado, a jornada seguiu com uma dinâmica de apresentação dos locais representados e, logo após, com a palestra sobre a primeira parte do lema “Filha Amada”. A palestra foi conduzida pela Ir. Mariluci Cavalin, que transmitiu de forma rica as características da Filha Amada que, sendo pequena, confia inteiramente na vontade do Pai.
A Ir. M. Eliane Cunha se encarregou de apresentar a segunda parte do lema, “Assume a essência do teu ser!”, motivando as jovens a refletirem sobre qual essência elas estão exalando ao mundo e que a Mãe de Deus é a mais sublime essência feminina que se deve exalar.
O dia ainda foi enriquecido com o testemunho sobre o Santuário Lar, que tem como ideal “Dilexit-me” (Ele me amou), pelo casal Berzelius e Adriana Gomes, que fazem parte da Liga de Famílias de Schoenstatt. O testemunho culminou com uma vivência que fez ecoar nos corações das meninas tudo o que elas tinham vivenciado naquele dia, encerrando-se no Santuário.
Na manhã do domingo, a professora Juliene Barros, que dá aulas para o curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), trouxe em sua palestra o tema “Conservar a essência Cristã-Católica em meio aos desafios da diversidade”.
O Domingo foi marcado também por trabalhos em grupos onde as meninas puderam assumir atitudes concretas sobre tudo o que foi vivenciado nesses dois dias. Um dos anseios que mais pulsavam nos corações das jovens das cinco cidades foi a busca pela unidade regional. Uma das atitudes concretas encontradas foi a oração, para que possa surgir uma só Jufem Nordeste.
O envio se deu à sombra do Santuário com muita alegria e emoção. A Jornada teve seu final com a Santa Missa, presidida pelo Pe. José Emerson Silva, capelão do Santuário, enviando a todas para a missão de serem imagem de Maria no mundo, uma filha muito amada.
Foto: Bárbara Mélo