As Missões da Jufem em 2017
Gabriela Pepis – Faz quase três anos que o Papa Francisco dizia à Juventude de Schoenstatt: “Não tenham medo de sair em missão”. Conforme o tempo passa, o anseio missionário só aumenta e cada vez mais pessoas se colocam em saída. É assim entre a Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem), que ouviu atentamente os conselhos do Papa e em 2017 realiza sua III Missão. Entre os dias 14 e 18 de junho, mais de 50 jovens visitaram as famílias e a comunidade de Rancho Alegre/PR, levando a visita da Mãe e partilhando a alegria que desponta pela Aliança de Amor.
O envio começou na quarta-feira, dia 14, na cidade de Cornélio Procópio/PR, junto ao Santuário da Fidelidade à Igreja. Por volta das 21 horas, todas as missionárias se reuniram em oração e, a partir daí, entregaram tudo à Mãe de Deus: os percalços que antecederam as Missões, o esforço para que desse tudo certo, o trabalho, os estudos, as preocupações e os medos de cada uma, tudo aquilo que foi deixado em casa… Entregaram o que estava no coração para, assim, se doarem inteiramente à Missão.
Após o envio, as jovens partiram ao destino missionário: Rancho Alegre. Era possível perceber o quanto eram esperadas na cidade, sendo acolhidas pelo Pe. Eneas Meado da Cruz, pároco da igreja de São Pedro, e pela Sra. Antônia Silvane Effgen, que lhes deram todo o apoio necessário para a realização do evento. A comunidade também as acolheu de braços abertos, ajudando com doações e orações, além de toda receptividade e simpatia que demonstraram durante as visitas às casas.
As atividades iniciaram na quinta-feira, dia 15, Solenidade de Corpus Christi, com os enfeites de rua para a procissão. Depois, deram início às missões propriamente ditas, passando nas casas e levando a Palavra de Deus a todos que lhes recebiam, buscando dar conforto, abraços e sorrisos àqueles que precisavam, ouvindo histórias e conhecendo um pouquinho mais da vida de cada um, trocando experiências, etc. Também foram realizadas as oficinas para jovens, crianças e adultos, com formações próprias para cada faixa etária, além de Terços e Missas com toda a comunidade. Tudo imensamente gratificante!
A frase que impulsionou e sustentou a Juventude Feminina nessas Missões foi uma súplica que há muitos anos o Fundador, Pe. José Kentenich, fez à Mãe de Deus: “Torna-nos semelhantes à tua imagem. Como tu, passemos pela vida: fortes e dignas, simples e bondosas, espalhando amor, paz e alegria. Em nós percorre o nosso tempo, preparando-o para Cristo”. Assim, como contribuição ao Capital de Graças, buscaram viver cada virtude que essa frase apresenta: força, dignidade, simplicidade, bondade, amor, paz, alegria; e levar tudo isso para cada casa, cada família, cada momento.
Foram dias de muita alegria, muita partilha, muita entrega e muito aprendizado. E, apesar de todos os obstáculos encontrados pelo caminho, saíram de Rancho Alegre/PR com a certeza de que Deus Pai tem o leme nas mãos e a Mãe de Deus cuida perfeitamente de tudo… Cada detalhe era um aceno da Divina Providência, bastava confiar.
Foto: Gabriela Pepis