Conheça a logomarca de Caieiras.
Karen Bueno – O futuro Santuário Filial de Schoenstatt de Caieiras/SP tem uma logomarca que porta a história e a vida desse novo lugar de graças e de encontro com a Mãe Três Vezes Admirável. Faltando apenas dois meses para a bênção do Santuário, que será no dia 17 de setembro, às 10 horas, a Família de Schoenstatt apresenta o símbolo que representa essa conquista.
“Falar da história de Caieiras é falar da Leonor, que entregou todo o seu amor a essa missão”, começa dizendo a Debora Cristina Gimenez, da Liga de Famílias de Schoenstatt, que criou a identidade visual para o novo Santuário.
Debora pertence à geração fundadora do Movimento Apostólico de Schoenstatt em Caieiras e conviveu bem de perto com a Senhora de Schoenstatt Leonor Tarifa Gavilan, a assessora que dedicou anos de vida e entrega para a edificação do Movimento nessa cidade.
A Cruz da Unidade é o elemento que representa o chamado “Paralelo Bellavista-Stuttgart”. O Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ofereceu a Cruz da Unidade original como presente à Província do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt em Stuttgart, na Alemanha, e a comunidade das Senhoras tomou isso como uma forte corrente de vida. Como Leonor – a primeira Senhora de Schoenstatt do Brasil – era assessora em Caieiras, ela levou para todos, de maneira muito forte, a imagem da Cruz da Unidade e a missão do Terceiro Marco Histórico de Schoenstatt, o 31 de Maio.
Além da Cruz, outro elemento que está presente no símbolo é o Santuário, com o qual a Leonor costumava assinar suas cartas. Também as palavras “Schoenstatt Caieiras” levam a caligrafia da antiga assessora. “O mais tocante foi colocar as letras da Leonor no símbolo. Fui atrás do material que ela me deixou, de cartas e textos. Eu encontrei as palavras num roteiro, foi muito emocionante. Do fundo do coração, essa logo, para mim, não é minha, é dela, mostra todo esse cuidado que ela teve com Caieiras, pois ela teve um trabalho muito intenso, de muita doação, e continua ajudando a gente. Não tem como falar de Caieiras sem falar dela. Ela está junto de nós”.
A vida da Sra. Leonor também foi marcada pela entrega como fundamento da Cruz da Unidade monumental que foi erguida no Santuário de Campanário, em Santiago, no Chile, que pertence à comunidade das Senhoras de Schoenstatt. Justamente por isso o desenho do Santuário, na logomarca, está posicionado aos pés da Cruz. Dessa forma, também se espera que a Família de Schoenstatt viva unida à Cruz de Cristo, vinculada mutuamente e com forte acento missionário num sinal concreto de Schoenstatt em saída, como foi a vida da Sra. Leonor.
Clique para mais informações sobre o novo Santuário
Foto: Schoenstatt Caieiras