Uma grande festa junto ao túmulo de Helene e Friedrich Kühr
Daniela Zanatto – O dia 16 de julho foi muito especial para o Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil. Com o lema “Família, despertai na alegria da Aliança de Amor”, o Instituto, a União e a Liga de Famílias de Schoenstatt comemoraram os 75 anos da Fundação da Obra Familiar. Também o Regional Paraná se reuniu, em Londrina/PR, para celebrar.
Foi em 1942, num momento de muito sofrimento para o mundo todo – a Segunda Guerra Mundial – que o Pai e Fundador do Movimento de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, juntamente com o Dr. Fritz Kühr, presos no campo de concentração de Dachau, fundaram a Obra de Famílias, com a qual a Mãe de Deus deseja modelar e aperfeiçoar as famílias, seguindo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré.
O Jubileu foi comemorado com muita alegria pelos ramos da Obra de Famílias. O evento começou com uma acolhida aos representantes de diversas cidades do Regional Paraná, além de Campinas, do Regional Sudeste, que vieram demonstrar que a vida e obra do Padre José Kentenich têm um significado especial na história das Famílias de Schoenstatt, que olham para o passado com gratidão; para o presente com alegria e para o futuro com esperança e consciência de missão.
Após a alegre acolhida, as comunidades foram representadas com suas bandeiras e símbolos levados ao altar e foi rezada a oração de abertura, animada com o Hino Jubilar. Em seguida, numa emocionante vivência, representada por membros do Movimento, os presentes puderam relembrar a história da fundação, que começou no meio da guerra, na dor e no sofrimento de um campo de concentração, e trouxe aos dias de hoje a alegria da Aliança de Amor.
Após um pequeno café, os presentes ouviram testemunhos de casais das três comunidades da Obra de Famílias, despertando alegria e ânimo, bem como homenageando os membros mais antigos da Obra Familiar. Após a singela homenagem, as crianças entraram na Capela, unindo o antigo ao novo, o passado ao futuro, emocionando a todos os presentes.
A Santa Missa, presidida pelo Pe. Ivan Simicic, assessor do ramo das famílias e diretor do Movimento no Paraná, foi o ponto alto do dia, que finalizou com uma oração de envio no Monumento dos Heróis e uma homenagem, com flores, no túmulo do casal Helene e Friedrich Kühr, à sombra do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente. É interessante notar que esse Santuário é o único no mundo que tem um casal enterrado no monumento dos herois, justamente os esposos que são pilares da Obra Familiar de Schoenstatt.
O almoço foi servido no Salão da Catedral Arquidiocesana e, para fechar com chave de ouro esse dia inesquecível, a Obra de Famílias de Londrina presenteou a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt com a renovação da coroação como Rainha Vitoriosa da Obra das Famílias, no Santuário Lar que fica localizado na Sala da Obra, na Casa Tabor de Maria.
Gratidão se somou nesse dia à Rainha da Aliança, ao Pe. Kentenich, ao Dr. Fitz Kühr, por seu heroico “sim”, e a todos os membros da Obra Familiar, de ontem e de hoje, que lutam fielmente pelo ideal e santidade da família católica.