Famílias de Santa Cruz do Sul/RS celebram o jubileu.
Ir. M. Olindina Margot – Unidas a toda a Obra das Famílias no mundo, as comunidades do Instituto, União e Liga de Famílias de Santa Cruz do Sul/RS celebraram com muita alegria e gratidão seu jubileu de 75 anos.
A abertura deu-se no Santuário Tabor da Imaculada – Imaculata Dilexit Eclesiam – com a oração do terço, quando cada família recebeu uma caixinha de presente representando as graças que a MTA os quer presentear nesse dia. Dentro também estava um terço com a novena pela beatificação do Pe. José Kentenich e um convite. A intenção era rezar o terço por uma família que não conhece Schoenstatt e depois entregar este presente com a novena e o convite a esta família para participar da Obra das Famílias de Schoenstatt e do terço todos os dias 16 de cada mês.
“Queremos continuar essa corrente de oração do terço em família todos os dias 16 de cada mês como meio de unidade da Obra Familiar e por nossa santificação”, testemunhou um dirigente da Liga de Famílias.
A seguir, esse dia foi registrado com uma foto histórica em frente ao Santuário e seguiu-se um momento familiar de lanche e partilha.
Às 15h15min o programa foi retomado com um “Momento de Dachau”, quando cada participante foi convidado a passar por uma sala configurada com fotos dos prisioneiros, arrames farpados e imagens do Pai e Fundador, com mensagens da época da II Guerra Mundial. Num canto da sala cada um podia vivenciar o momento do nascimento da Obra Familiar com os travesseiros e símbolos que representavam aquele dia e retratavam a cena da fundação.
“Este momento nos recordou que vivemos também hoje numa verdadeira guerra e o que nos dá certeza de vitória é nosso Pai e Fundador”, testemunhou um dos participantes.
Em seguida, um teatro recordou o desenvolvimento da Obra Familiar desde Dachau e no final cada comunidade pode apresentar palavras específicas do Pe. Kentenich para cada uma.
A Sra. Liliam Tautz, uma das primeiras a ingressar na Obra das famílias de Schoenstatt no Regional Sul, entregou uma coroa à Mãe de Deus, coroando-a como Rainha das Famílias, ‘Fundamento e Coroa da Obra de Schoenstatt’.
Como culminância desse dia jubilar, aconteceu a Santa Missa com a renovação das Promessas matrimoniais. Assim, as famílias partiram felizes e renovados para os novos 75 anos de sua história.
Fotos: Ir. M. Olindina Margot