A celebração do Ano Mariano na Casa da Mãe e Rainha.
Cirino Pereira – Depois de vários dias de tempo frio intenso na região de Campinas/SP, finalmente chegou o dia da XVI Romaria Arquidiocesana ao Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Atibaia/SP, nesse domingo, 23 de julho.
O dia amanheceu um pouco frio, mas em minutos o calor foi chegando e junto os primeiros ônibus, com muitos romeiros – vários pela primeira vez –, iam adentrando ao espaço sagrado do Santuário e um responsável cadastrava cada veículo, assim como as dezenas de vans e carros particulares, somando cerca de 4.400 pessoas.
A emoção tomou conta daqueles que acompanharam a procissão até o Santuário, tendo à frente as bandeiras das cidades da região de Campinas e a bandeira do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Em frente ao Santuário houve um momento de louvor e de lembrar que esse ano foi proclamado Santo no Brasil, em função dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, padroeira do Brasil.
Seguindo à Tenda os Peregrinos, sempre cantando hinos marianos, os romeiros foram tomando conta de boa parte do espaço e participando da encenação do encontro da imagem da Imaculada Conceição Aparecida, por três pescadores. Muitos não se continham e as lágrimas foram caindo nos rostos de centenas de pessoas. Encerrando a catequese na parte da manhã, houve a exposição do Santíssimo Sacramento, adoração, terminando com a benção.
Após o almoço, na Tenda novamente, milhares de romeiros meditaram juntos e muito atentos a reza do Terço Mariano, onde foram contemplados os mistérios gloriosos. Uma grande surpresa no final do terço levou milhares a se emocionarem… junto com o trecho do canto que diz “Cubra-me com teu manto de amor”, desceu do alto dos assentos um imenso manto azul, que cobria parte dos romeiros em toda a largura da Tenda. O tecido era levado até o altar por milhares de mãos que faziam com que o manto descesse como uma grande nuvem azul caminhando junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida, colocada em destaque num imenso mapa do Brasil, onde a Mãe reina junto com seu Filho Jesus.
Encerrando o dia mariano, foi celebrada a Santa Missa, participada por muitos romeiros e presidida pelo Monsenhor Rafael Capelato, vigário geral da Arquidiocese de Campinas e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Catedral de Campinas), acompanhado por mais cinco sacerdotes.
O Mons. Rafael Capelato, em sua homilia, alertou que “o reino de Deus não acontece após a nossa partida dessa vida, depois de nossa morte, mas deve ser vivido e sentido aqui, nessa terra, no dia a dia” e convidou a “ter a virtude de saber separar o joio do trigo… e que pautemos a nossa vida no bem, na justiça, na paz e naquilo que agrada e faz a vontade de Deus”.
Resumindo a visita, como romeiros e filhos da Mãe e Rainha, esse foi um dia de graças especiais para todos os presentes, o que foi testemunhado em várias conversas junto aos romeiros, dentro dos ônibus, no retorno para a região de Campinas, assim como a repercussão nos comentários via redes sociais; é unanime a vontade de voltar no próximo ano à ‘Casa da Mãe e Rainha’, como é carinhosamente conhecido o Santuário.
Fotos: Josefa Terezinha dos Santos