De Santuário a Santuário celebrando o Ano Mariano.
Ir. M. Rosequiel Fávero – Neste Ano Mariano, o Brasil inteiro está a caminho do Santuário Nacional de Aparecida e os schoenstattianos do Regional Sul não poderiam deixar de fazer sua peregrinação também.
Nesse espírito, um grupo de 40 pessoas partiu do Rio Grande do Sul no domingo, 23 de julho, rumo à cidade de Aparecida/SP. O ponto de partida oficial foi Santa Maria/RS, enviados junto ao Santuário Tabor. Breves paradas no caminho serviram para acolher peregrinos de Vera Cruz, Venâncio Aires, Porto Alegre, Guaíba, Rio Grande e Pelotas, que se uniram ao grupo já formado por peregrinos de Itaqui, Cerro Largo e Santa Maria.
A primeira parada oficial foi em Biguaçu/SC, para visitar o lugar dedicado ao futuro Santuário de Schoenstatt em Santa Catarina. O grupo teve a alegria de participar da Santa Missa festiva pelos 75 anos da Obra de Famílias de Schoenstatt, presidida pelo bispo de Blumenau/SC, Dom Rafael Birnaski, da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt.
Uma peregrinação tem que ter sacrifício e essa não poderia ser diferente. A viagem de Biguaçu a Aparecida durou 15 horas, com muita oração e contribuições para o Capital de Graças.
Depois de uma necessária noite de sono, o grupo se prepara para participar da Santa Missa às 9 horas, no Santuário de Aparecida. “Sentimos que a Mãe do Brasil estava nos abraçando. Nós fomos ao encontro dela e lá sentimos que ela realmente estava esperando por nós”, comenta Sandra Forgiarini.
Depois da Santa Missa, o grupo teve um dia cheio. Sob a orientação de uma guia do Santuário, foram introduzidos na história e significado de muitos cantos e fatos da grande construção de Aparecida, a segunda maior igreja do mundo – seguida da Basílica de São Pedro, no Vaticano. “Aprendemos cada detalhe da Basílica e saímos muito fortalecidos de lá”, aponta Sirlei Forgiarini.
Um momento muito especial para o grupo foi contemplar o repicar do carrilhão de 13 sinos, no novo campanário, na hora do ‘Angelus’. A conhecida melodia de ‘Dá-nos a bênção, ó Mãe querida’, executada pelos sinos e o repicar festivo que se seguiu foi expressão da alegria e gratidão dos peregrinos depois de um dia especial na cada da Mãe Aparecida.
Seguindo viagem, o grupo do regional Sul passou ainda pelos Santuários de Schoenstatt em Atibaia/SP e São Paulo/SP – na Vila Mariana e no Jaraguá. E a peregrinação de Santuário a Santuário seguiu o itinerário de viagem rumo a Londrina/PR, Curitiba/PR, Santa Cruz do Sul/RS e Porto Alegre/RS, retornando, com profunda gratidão e novo entusiasmo, a Santa Maria.
Fotos: Marília Hoffmeister