Missões a serviço de novas vocações.
Álvaro Coutinho – Impulsionados pelo lema “Grandes coisas fez em mim o onipotente”, a Juventude Apostólica de Schoenstatt das cidades vinculadas ao Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, de Jacarezinho/PR, mais alguns representantes da Juventude Masculina de Schoenstatt de Londrina/PR e de Maringá/PR, realizaram Missões na cidade de Peabiru/PR, Diocese de Campo Mourão/PR.
As missões tiveram início no dia 27 de julho, quinta-feira, no Santuário de Jacarezinho, com uma vivência preparada pelos reitores, Guilherme Henrique Ribeiro da Silva e Ieda Maria da Silva. Um dos objetivos da Missão foi justamente despertar vocações para Schoenstatt e a Igreja, não somente em Peabiru, mas também na juventude local. Em um clima de empolgação, ansiedade e muita animação, foram enviados do Santuário “por ela e com ela”, a querida MTA.
Com ousadia, alegria e um profundo sentimento de gratidão a Deus que tomou conta de toda a Juventude, juntos também celebraram os 40 de Vestição da assessora, Ir. M. Jacinta Donati, e de seu Curso, que há quatro décadas recebeu as vestes da comunidade, entregando a vida a serviço de Deus pela Obra de Schoenstatt.
Após sete horas de viagem chegaram ao destino, onde foram calorosamente recebidos por jovens da comunidade e pelo pároco, Pe. Fiorenzo Longhi, italiano da comunidade dos Padres da Sagrada Família de Bergamo, que fez uma linda acolhida em sua Paróquia São João Batista. Com os jovens de Peabiru, que se juntaram ao grupo de Schoenstatt, todos se dividiram em duas comunidades missionárias de 25 pessoas, mais as assessoras Ir. M. Jacinta Donati e Ir. M. Inêz Donatti, formando as comunidades São João Batista, que ficaria alojada na Paróquia, e a comunidade Nossa Senhora Aparecida, que ficou numa capela.
Com alegria e empolgação, saíram pelas ruas de Peabiru, uma pequena cidade com 14 mil habitantes no norte do Paraná, terra reconhecida por ser um canteiro de vocações sacerdotais e religiosas, de onde já saíram cinco Irmãs de Maria de Schoenstatt. O município foi tomado por uma juventude fervorosa, levando porta a porta a imagem Peregrina da Mãe e Rainha, passando a todos a mensagem de Schoenstatt, o amor de Deus, paz e alegria.
Como gesto concreto das Missões e presente dos missionários, foi entronizado na Paróquia um novo quadro da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que denotaria todo o agradecimento pela Missão, encerrada no domingo, dia 29.
“A missão dada pela MTA foi cumprida e a resposta ao nosso anseio alcançada: vinculação e apostolado. Agradeço a Deus por colocar sobre os ombros frágeis de nossa Juventude essa missão”, comenta Guilherme Henrique, Reitor da comunidade Nossa Senhora Aparecida.
A exemplo do ‘sim’ de Maria e do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, a Juventude prontamente atendeu ao chamado de transmitir sempre com alegria a Palavra de Deus às pessoas. Aprenderam com a Mãezinha a estar sempre a serviço do outro, pedindo a Deus que saibam a cada dia dizer também seu ‘sim’.
Fotos: Alvaro Coutinho