É tempo de dar e renovar o ‘sim’
Karen Bueno – Um mês vocacional mariano, com “jeito de Mãe”. Agosto de 2017 convida a olhar para a Rainha das Vocações e a encontrar nela o modelo e a companhia na descoberta e na vivência do caminho de vida sonhado por Deus para cada um.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para este mês vocacional, lança o tema “A exemplo de Maria, discípulos missionários”, com o lema “Eis-me aqui, faça-se”. É sob a luz do ‘sim’ da Mãe de Deus que desperta o mês de agosto, um tempo de rezar e de agradecer pelas vocações da Igreja.
Falando sobre o tema, a Ir. M. Credileide Matias, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt – Província Schoenstatt Tabor, de Atibaia/SP – responde algumas perguntas. Ela acompanha as jovens em processo de discernimento vocacional e compartilha:
Um mês vocacional é dirigido a quais pessoas? Somente aos jovens?
Este mês é dedicado não somente aos jovens, mas a todos aqueles que ainda não se descobriram vocacionalmente. Também é um período de rezar pela fidelidade e fecundidade dos que já vivem sua vocação.
De que forma Maria pode nos ajudar no processo de descoberta vocacional?
Podemos ter Maria como uma grande intercessora e como exemplo de entrega total a vontade de Deus em sua vida. É essa resposta que cada vocacionado procura dar e, muitas vezes, lhe falta a coragem a ousadia de se entregar.
Como a Mãe de Deus pode atuar em minha vida vocacional ao longo dos anos, seja ela qual for (leiga, consagrada, familiar…)?
Maria foi a primeira vocacionada do Pai, aquela que se entregou sem medo do futuro, foi desprendida. E nesse processo de discernimento, isso é o mais difícil. O vocacionado, principalmente o jovem, tem medo de se desprender das coisas do mundo, de dar um SIM à vontade de Deus. Querido jovem, não tenha medo de, assim como Maria, dar sua resposta de amor à vontade de Deus em sua vida. Eu garanto que vale a pena. Deixe que Maria lhe ajude nesse caminho, entregue sua vida vocacional a Ela e tenha certeza de que ela te ajudará a dar um sim sem medo, porque o que te espera do outro lado é a verdadeira felicidade que você procura em meio ao mundo.
O lema do mês vocacional 2017 é: “Eis-me aqui, faça-se”. O que podemos, em especial a Família de Schoenstatt, levar dele?
Esse lema nos incentiva a cada dia renovar nossa resposta de amor, nossa vocação a Schoenstatt: “Eis-me aqui Mãe, vou cuidar de suas coisas, cuide das minhas”. Tudo isso consiste em vivermos a nossa Aliança de Amor a cada dia.