O jubileu das Apóstolas no Regional Sul
Ir. Glória Maria Melo – Na véspera do dia jubilar, em 5 de agosto, as Apóstolas de Maria do Regional Sul reuniram-se no Santuário Tabor Porta do Céu, em Frederico Westphalen/RS, para celebrar seus 90 anos de fundação.
Um cenário de muita luz, bem como expressa o ideal que receberam de herança do Fundador e da primeira geração, “Ser uma luz no mundo”. A grande festa das pequenas contou com cerca de 290 participantes e começou já de madrugada, quando as Apóstolas de Maria da Diocese de Santa Maria/RS, Porto Alegre/RS e de Santa Cruz do Sul/RS percorreram horas de viagem até Frederico Westphalen. Este foi o primeiro ato heroico do dia, que certamente deixou um rastro de luz por onde passaram. Chegando ao Santuário, foram recebidas com muita alegria e cantos pelas demais que as esperavam com o café da manhã.
Na oração de abertura, nove Apóstolas de Maria, representando suas cidades e as nove décadas de história, leram um agradecimento à Mãe de Deus e ao Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, à medida que soltavam balões ao céu. A seguir, o grande grupo dirigiu-se ao jardim do Santuário para montar o número 90, a fim de presentear à futura geração com uma foto histórica.
O dia festivo transcorreu cheio de surpresas. Ao entrarem na Tenda Padre Kentenich, especialmente ornamentada para esse dia, as Apóstolas foram saudadas por suas dirigentes e assessoras com os parabéns e 90 velas acesas a serem apagadas pelas aniversariantes. Na sequência aconteceu o lançamento de um CD de cantos como marco desse dia jubilar. O grupo das Apóstolas que o gravou, cantou o Hino Jubilar e a seguir entregaram a cada Apóstola um CD. Com olhos brilhantes elas admiravam a configuração e os encartes que havia dentro.
Chegou o momento de oferecer aos festejados o presente espiritual preparado com contribuições ao Capital de Graças para esse dia. Para isso cada cidade foi até o palco e de forma criativa fez sua oferta à Mãe de Deus, ao Pai e Fundador e as Apóstolas de Maria ali reunidas. Enquanto isso, os pais, reunidos em outro salão, tiveram uma palestra dada por Maria Laura Ghirardi, da Liga das Mães de Porto Alegre. A conclusão da manhã se deu com testemunhos de várias ex-apóstolas e que hoje estão na Juventude Feminina, na Liga Apostólica Feminina e no ramo das Mães. Estas recordaram suas inesquecíveis vivências dos primeiros anos no Movimento Apostólico de Schoenstatt como Apóstolas de Maria.
Na primeira hora da tarde realizaram-se as ‘Oficinas da Pequena Maria’, para as quais o grande grupo foi dividido em três, a fim de melhor ser trabalhado o tema. A santa Missa coroou o dia com a liturgia da Transfiguração do Senhor, que possui muito de em comum com a missão das Apóstolas, de levar a luz de Cristo ao mundo, a exemplo de Maria!
Assim como no inicio, o término dessa jornada festiva aconteceu junto ao Santuário, onde cada Apóstola de Maria foi enviada por sua Rainha com uma pequena coroa, em formato de tiara. Quando a coroa era colocada sobre a fronte, elas ouviam a frase: “Pequena Princesa, sê luz no mundo!”, indicando a tarefa e missão rumo aos novos anos.
Fotos: Ir. Glória Maria Melo