Estreitando os vínculos da família.
Sérgio Lambert – No domingo, 6 de agosto, a Liga de Famílias de Schoenstatt do Santuário da Mãe e Rainha do Jaraguá, em São Paulo/SP, realizou o 1º Café com Dialogo Pais e Filhos.
O objetivo do encontro foi proporcionar um bate papo entre os pais e os filhos em um ambiente fora do cotidiano e longe da correria do dia a dia, já que a rotina diária contribui apenas para conversas rápidas e muitas vezes superficiais.
Nesse local diferente – a Casa da Liga de Famílias – 25 pais e 32 filhos, guiados por dois questionários, puderam conversar sobre os desafios que vivem nos dias atuais e as características pessoais de cada um, saboreando um café da manhã preparado pela equipe de apoio do encontro. Enquanto os todos tomavam café, os filhos receberam alguns “presentes” de pessoas “estranhas”.
A temática de fundo falava de um exército que luta pela preservação das famílias contra os exércitos inimigos, que a atacam diariamente. Baseado nisso, cada família desenhou um brasão, se pintaram, para ficarem “camuflados”, e foram para um “campo de batalha”.
No gramado do Santuário, pais e filhos ficaram amarrados pelos tornozelos e jogaram um pebolim simulado. O objetivo era fazer a bola chegar ao goleiro, ao invés de fazer gols. A dinâmica exigia muita sintonia entre pais e filhos e, ao mesmo tempo, com os demais membros do seu time.
Em seguida, os filhos foram convidados a uma atividade separada dos pais; esses, por sua vez, foram “capturados” pelo exercito inimigo. Esse foi o grande momento, pois os pais refletiram muito sobre as dificuldades na criação dos filhos, numa geração com tantos recursos tecnológicos que fortalecem em muitos casos um distanciamento entre as pessoas, por vezes geram ilusão e falsas promessas chegam aos jovens e crianças e nem sempre os pais conseguem se aperceber dessa aproximação.
Para os pais, só havia uma maneira de escapar da prisão, se os filhos trocassem os “presentes” que ganharam durante o café pela sua liberdade. E isso aconteceu, pois os filhos também entenderam que nada é mais importante que a família sempre unida.
Um dos participantes, Luciano Fantini, conta: “Foi maravilhoso! O fato de poder conversar com meu filho fora da minha casa, conseguiu nos aproximar mais! Com o questionário foi possível nos conhecermos mais e saber exatamente onde estão nossas falhas!”
Marcelo Verissimo também dá seu depoimento: “Importante a abordagem aos pais e os filhos (as), para termos uma visão dos riscos que podem surgir no dia a dia, independente das orientações passadas pelos pais, nos afastamos por alguns comodismos do nosso dia a dia e muitas vezes o ‘ter’ passa a ser mais importante que o ‘ser’”.
E nesse espirito de confraternização encerrou-se o encontro e iniciou-se a semana do Dia dos Pais de uma maneira muito especial.
Fotos: Sueli Vilarinho