Os alicerces se fincam, em primeiro lugar, nos corações.
Karen Bueno – A Família de Schoenstatt de Caieiras/SP assume, como um todo, a conquista, construção e manutenção do novo Santuário Filial da Mãe e Rainha, a ser inaugurado no próximo dia 17 de setembro. Para isso, constituiu-se já há alguns anos a Associação Apostólica Indivisa Christi, formada por leigos, que responde pela parte jurídica do Santuário.
Além de inúmeras contribuições ao Capital de Graças, a manutenção de um centro espiritual de Schoenstatt requer o suporte fiscal, trabalhista, social que exigem as leis brasileiras. A presidente da Associação Apostólica, Sra. Luverci Rossatti Duval, conta um pouco mais sobre a administração do novo Centro:
O que é a Associação Apostólica Indivisa Christi? Qual seu papel?
A Associação responde juridicamente pela manutenção do Santuário. Todos os aspectos fiscais, de registro de funcionários, essa parte jurídica mesmo, nós é que cuidamos. Ela é constituída por pessoas que já selaram a Aliança de Amor, ligadas ao Movimento e a cada dois anos há a eleição de uma nova diretoria. Dentro da Associação existe um conselho que é responsável pela parte espiritual, formado pelo Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt. Então, as Senhoras de Schoenstatt, que são as assessoras espirituais deste Santuário, também fazem parte da Associação. Tem um presidente, vice-presidente, tesoureiro, vice-tesoureiro, secretário, vice-secretário e um conselho fiscal. Nós temos também um conselho permanente, que garante a linha espiritual da Associação, que é mantido, em Caieiras, pelas Senhoras de Schoenstatt.
Qual a diferença entre o Conselho da Família de Schoenstatt e a Associação Indivisa Christi?
O Conselho da Família é formado pelos dirigentes dos ramos, ele representa o Movimento de Schoenstatt. Por exemplo, é formado pelos responsáveis da Liga de Famílias, Juventude, Mães… todos os ramos. O Conselho se reúne mensalmente para falar dos caminhos do Movimento em Caieiras. Todos esses dirigentes discutem, planejam e cabe a cada um deles passar tudo o que foi conversado aos seus ramos. Já a Associação, embora formada por pessoas ligadas ao Movimento, é uma instituição jurídica, de manutenção do Santuário, pode-se dizer que ela funciona como que uma empresa: tem contador, conta bancária, impostos…
Qual a expectativa da Associação para a bênção do Novo Santuário?
Os preparativos estão nos “finalmentes”. Há uma expectativa muito grande, todos trabalhando, muito animados, ansiosos e com a certeza de que vai ser maravilhoso, um dia especial, aquele momento em que o céu toca a terra. Acredito que a Família de Schoenstatt como um todo vai aproveitar esse momento para estar lá [em Caieiras] conosco. Então a expectativa é de alegria por viver esse momento de ver a Mãe tomar posse de seu trono de graças, de poder fazer parte desta história. Acho que isso é muito forte. Costumo dizer que a responsabilidade por esse presente é muito grande para todos nós, é dar continuidade e cuidar disso tudo.
A Família de Schoenstatt prepara com alegria esse dia de festa. Participe também: dia 17 de setembro, às 10 horas. Clique para mais informações.
Ou assista ao vivo na TV Canção Nova:
1 comentário