Um grupo de 20 jovens e um presente muito especial: iniciar a I Escola Internacional de Líderes da Juventude Masculina de Schoenstatt. Durante um mês, de 11 de julho a 12 de agosto, representantes de seis países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador e México) permaneceram junto ao Santuário Original, em Schoenstatt/Alemanha, conhecendo e aprofundando a história e a vida do Movimento Apostólico. O grupo foi assessorado pelo Pe. Jose Luiz Zabala, chileno, e Pe. Afonso Wosny, brasileiro, que os conduziram pelos detalhes e riquezas do lar original. Do Brasil participaram quatro jovens, representando cada um dos regionais do Movimento. Veja o que eles contam sobre essa experiência pioneira que marca a vida:
“A Escola de Líderes internacional foi um momento ímpar na vida de cada jovem, de descobrir a força da unidade internacional e desse fogo que inflama toda a juventude, um momento de grande espiritualidade e descobrimento sobre si mesmo, uma vida em comunidade sem explicação, uma comunidade que se formou rapidamente por termos os mesmos princípios e ideais, sabendo construir e crescer juntos. Durante a escola, conhecemos a essência do nosso Movimento e trabalhamos em cima dos quatro marcos históricos, conhecendo também os Institutos e como funciona cada um na sua particularidade e no todo em Schoenstatt. Os pontos mais marcantes durante esse tempo foram vivências simples, como descobrir e conhecer onde tudo começou, estudar profundamente cada momento e conhecer lugares que antes estavam somente na literatura, mas que agora veríamos na prática. O desafio agora é levar e mostrar todo o conhecimento, todo ardor e todo amor que vivenciamos e toda essa experiência à Juventude Masculina, mas não somente ao Jumas, também no dia-a-dia, às nossas famílias, à Família de Schoenstatt; tentar transformar e modificar pontos que irão ajudar a Família de Schoenstatt em nossos regionais a crescer cada dia mais de maneira a nos entregarmos a Maria por inteiro, confiar cegamente e também entregar tudo aos demais”
João Vittor dos Anjos – Olinda/PE
“Viver esse período em Schoenstatt, para mim, foi um tempo de renovação. Renovação dos ideais, dos planos e de descobrir mais profundamente o que a Mãe espera de nós no mundo atual. Todo o aprendizado que tivemos deve agora se refletir na nossa vida prática, além de compartilhar tudo com a Família de Schoenstatt e com o Jumas. Sentir-se em casa no Santuário Original é uma graça que recebemos. Ali experimentamos as graças da fundação de Schoenstatt e, por meio do espírito de entrega total que tivemos durante esses dias como comunidade, definimos nosso ideal como Escola, que é: Cenáculo de Esperança, Pais para nosso Tempo! O que quero, depois dessa Escola Internacional, é que esse ideal possa conduzir nossas vidas no meio do mundo que vivemos”
Lucas Siduoski – Frederico Westphalen/RS
“Viver um mês a sombra do Santuário Original foi um tempo de cenáculo e compartilhamos cada momento como irmãos. Visitar cada comunidade e seguir os passos do Pai e Fundador e do Movimento na Alemanha foi não só aprender a história, mas viver e trazê-la para os desafios do mundo de hoje. Uma das correntes de vida que nos guiou nesse tempo foi o espírito da Carta Branca, confiando nos planos de Deus e que Ele atua constantemente em nossa história e os anseios sociais para mudar o mundo a partir de um Schoenstatt Internacional. Estávamos diariamente na benção da noite, agradecendo por tudo o que vivemos naquele dia e, sempre ao final, animávamos a vida ao redor do Santuário com os peregrinos que vinham de distintas partes do mundo; muitas vezes não falávamos o mesmo idioma, mas o fato de estarmos juntos na casa da Mãe era o que nos unia”
Nicolau Lawand – São Paulo/SP
“O que eu vivi durante essas cinco semanas foi uma experiência que com certeza levarei para toda a minha vida. Pude conhecer a essência de Schoenstatt, onde tudo começou, como começou, qual o pensamento da época, o que os congregados queriam, as inquietudes do Pe. Kentenich e a sabedoria que ele queria levar para as pessoas. E tudo isso de perto, conhecendo cada lugar, visitando onde realmente aconteceu. Nessa Escola de Líderes pude sentir a grandeza do nosso Movimento, o quão carregado de história e o quanto a Divina Providência atuou durante todos esses anos. Foi incrível estar rodeado de Santuários e principalmente viver esse tempo junto ao Santuário Original, onde realmente a Mãe me transformou. Se me perguntassem o que mais me marcou durante esses dias, não teria como escolher. Talvez foi poder ver e experimentar a alegria de cada uma das pessoas que se entregam diariamente à Obra de Schoenstatt e de como eles realmente se sentem bem e com uma felicidade que transborda do coração, ou talvez conhecer as peculiaridades que cada Santuário, cada mistério e os detalhes que cada Instituto possui em seu Santuário. Muitas coisas pude vivenciar durante esse tempo, mas acredito que a minha bagagem mais importante é o testemunho, é poder dizer o quanto fui feliz durante esses dias e o quanto quero trazer Schoenstatt para minha vida e para o meu redor”
Gabriel Moraes – Londrina/PR