Celebração mariana na Arquidiocese de Santa Maria.
Ir. M. Helena Dalmolin / Ir. M. Rosequiel Fávero – “Maria, uma luz para a vida em família!”: sob este lema cerca de 1500 pessoas se reuniram para XII Encontro das Famílias da Área Pastoral de São Sepé, na Arquidiocese de Santa Maria/RS, no domingo, 20 de agosto, em Formigueiro/RS. O evento, concluindo a Semana da Família, reuniu as quatro paróquias que fazem parte da área.
Por ser Ano Mariano, todo o dia esteve sob o prisma da Mãe de Deus, em todas as invocações com que é venerada nessas paróquias.
O evento começou na comunidade Mãe e Rainha, onde é conservada com muito carinho uma das muitas ermidas erguidas pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Muitos ônibus levaram as delegações das paróquias.
Uma grande procissão seguiu até a igreja Matriz de São João Batista. Cada paróquia levava as imagens de Nossa Senhora especialmente veneradas nas suas comunidades: Nossa Senhora Aparecida, de Fátima, das Mercês, Medianeira, de Fátima, Imaculada Conceição e também a Mãe e Rainha de Schoenstatt.
Na chegada ao salão da matriz, festivamente ornamentado, foi feita uma solene entrada das imagens de Nossa Senhora, aclamada com cantos, palmas e vivas.
A imagem da Mãe e Rainha levada foi o modelo paroquial, acompanhada de muitas imagens peregrinas das famílias, conduzida pelos seus missionários.
Após o almoço, a jornada continuou com apresentações das paróquias, dos seminaristas e um vídeo sobre a história de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. Não faltou também os parabéns às Irmãs presentes, pelo Dia da Vida Consagrada.
A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Alcione Carvalho da Silva, pároco em Formigueiro. Antes da celebração houve o momento emocionante no qual um imenso tecido azul foi conduzido sobre os participantes, enquanto se cantava: ‘Cubra-nos teu manto cor de anil…’
A alegria e o brilho de Maria, como luz que ilumina as famílias, se faz refletir no XII Encontro das Famílias da Área de São Sepé, que levam consigo as centelhas do amor da Mãe de Deus.
Fotos: Ir. M. Helena Dalmolin / Ir. M. Rosequiel Fávero