THMR abre o “Ano do Pai”.
Ir. M. Daniele Araujo – O Santuário Tabor Redenção da Família, do Rio de Janeiro/RJ, acolheu no dia 27 de agosto a 3ª Romaria do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), para um dia de graças e bênçãos.
A Mãe de Deus, neste Ano Mariano, recebeu seus filhos das Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Niterói/RJ, das Dioceses de Petrópolis/RJ e Nova Iguaçu/RJ.
A programação iniciou pela manhã com a acolhida dos locais e um momento de espiritualidade. Pe. Frank Luiz Franciscatto, da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, do Rio de Janeiro, acolheu a todos no ‘lugar onde é bom estar’, como assim expressou. Em sua palestra, Pe. Frank estimulou todos a viverem intensamente o Ano Mariano, a exemplo da Mãe de Deus, a serva que em tudo realizou a vontade do Pai. É preciso deixar-se formar por Maria, ser um homem mariano para os novos tempos, dizia o Pe. Frank.
A programação seguiu com a Santa Missa, onde todos celebraram, com a Igreja, o Dia Nacional dos Catequistas e as vocações leigas. Nesse momento houve o envio de uma imagem da Mãe e Rainha para peregrinar entre os homens do THMR da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana.
No período da tarde, às 14 horas, Ir. M. Nelly Mendes apresentou a pessoa do Pai e Fundador e sua missão, convidando a todos, no Ano do Pai que se aproxima, a conhecer e aprofundar sua pessoa, carisma e missão, a selarem a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável. Assim se deu, para o THMR do Rio de Janeiro, a abertura do Ano do Pe. José Kentenich.
Como forma concreta para o Ano do Pai, cada ramo e comunidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt, também os peregrinos, funcionários e voluntários do Santuário, a fim de conhecer a riqueza de Schoenstatt na pessoa do Fundador, vão conquistar uma de suas virtudes. O THMR conquistará a virtude da pureza, representada pela flor do lírio. O jovem Kim Lopes, coordenador do THMR da Paróquia Imaculada Conceição, explica: “Foi sorteado a flor do lírio no qual queremos viver a pureza. É a oportunidade da renovação interior. Queremos limpar as paredes e janelas físicas e espirituais com as águas da pureza”.
Logo após, a Arquidiocese de Niterói preparou a oração do Terço com um painel e cada parte da oração, Pai Nosso e Ave Maria rezados, formava uma coroa de flores para a Mãe de Deus.
Para encerrar esse dia de muitas bênçãos, todos seguiram ao Santuário, de onde foram enviados como homens marianos nestes novos tempos. O Sr. Zenon Nascimento, um dos primeiros coordenadores do THMR da Arquidiocese do Rio de Janeiro, fala que era bonito “ver os resolutos devotos de Maria que adentravam ao sagrado solo que há quase 20 anos a Mãe de Deus se estabeleceu. Pe Frank deu uma iluminada palestra para quase 300 homens, nos impulsionando a vivermos intensamente o Ano Mariano. Posso afirmar que valeu muito a pena este terceiro encontro do THMR no Santuário Tabor Redenção da Família”.
Fotos: Tatiana Nascimento / Ir. M. Daniele Araujo / Ir. M. Nelly Mendes