“No momento da criação, ideias eternas de amor se concretizam” (Pe. Kentenich)
Karen Bueno – No dia 1º de setembro o Santo Padre, Papa Francisco, convida a todos para um Dia de Oração pelo cuidado da criação:
“… unidos pela mesma preocupação com a criação de Deus e reconhecendo que a terra é um bem dado em comum, convidamos ardorosamente todas as pessoas de boa vontade a dedicar, no dia 1 de setembro, um tempo de oração pelo ambiente. Nesta ocasião, desejamos elevar uma ação de graças ao benévolo Criador pelo magnífico dom da criação e comprometer-nos a cuidar dele e preservá-lo para o bem das gerações futuras. Sabemos que, no fim de contas, é em vão que nos afadigamos, se o Senhor não estiver ao nosso lado (cf. Sal 126/127), se a oração não estiver no centro das nossas reflexões e celebrações. Na verdade, um dos objetivos da nossa oração é mudar o modo como percebemos o mundo, para mudar a forma como nos relacionamos com o mundo. O fim que nos propomos é ser audazes em abraçar, nos nossos estilos de vida, uma maior simplicidade e solidariedade”, escreve o Papa numa mensagem escrita junto com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu.
O Dia de Oração pelo Cuidado da Criação foi instituído pelo Papa Francisco em 2015 como um gesto complementar e paralelo à Encíclica Laudato si’
O Pai e Fundador, Pe. José Kentenich fala que o Bom Deus sempre preserva e se preocupa com sua criação e essa, portanto, é também missão de seus filhos: “E este Deus criador não abandona ao seu próprio destino a obra de suas mãos, depois de havê-la criado. Ele também a conserva. […] Ele cria por amor, mas também conserva por amor. Se Deus suspendesse sua atividade conservadora, neste mesmo instante, o mundo inteiro não apenas se reduziria ao pó, mas se desfaria em nada porque o grãozinho de pó necessita do auxílio divino para subsistir. Todos os que, orgulhosamente, detêm o poder em suas mãos, também os maiores intelectuais do século, são conservados pelas mãos de Deus em cada fração de segundo de sua experiência. Quão humildes deveria nos tornar esse pensamento!”
Pe. Kentenich também fala que “no momento da criação, ideias eternas de amor se concretizam. E que variedade de vidas Deus cria! Quantos germens e aptidões em potencial! Por quê? Por amor! Que respeito amoroso e que amor respeitoso deveríamos sentir diante de todas as coisas criadas, também ante a estrutura e originalidade de nosso próximo!”
Com gratidão e zelo, hoje é dia de dedicar uma prece pela criação, mas também transformar a oração em pontos concretos: “mudar o modo como percebemos o mundo, para mudar a forma como nos relacionamos com o mundo”, como salienta o Papa.
Referências:
Pe. José Kentenich, Santidade de Todos os Dias
O amor de Deus na criação, conservação e governo do mundo
Foto: Prefeitura da Estância de Atibaia/SP / Secretaria de Turismo