“…surgiu do anelo de crescer na vinculação a ele, mas também de que ele interceda por nós”
Karen Bueno – A oração para o Ano do Pe. Kentenich traz, além das preces e intenções, um sinal do vínculo e da unidade internacional da Obra de Schoenstatt. Serão todos os países, por um ano, rezando as mesmas frases e pedidos numa prece familiar, de filhos para o Pai e para a Mãe. Sobre isso, a Ir. M. Cacilda Becker, da Coordenação Internacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, conta:
Será uma mesma oração para todos os países?
Inicialmente foi elaborado um texto como uma proposta e também uma diagramação que foi apresentada aos países. Para a nossa alegria, os responsáveis pelo Movimento nos diversos países entraram num diálogo com muita sinergia e chegaram a uma tradução comum para cada língua, sem fazer mudanças essenciais no conteúdo e, por isso, pelo caminho do diálogo, ela se tornou oficial.
Qual o objetivo de se ter uma única oração?
Uma oração comum, com a apresentação gráfica igual ou semelhante, colabora em muito para a unidade de Schoenstatt a nível internacional e também dá força na conquista do objetivo comum: apresentar o carisma do Fundador a todos os povos e nações, apresentá-lo como exemplo vivido de fidelidade à Aliança de Amor, de impulso missionário, de uma santidade do dia a dia possível a todas as pessoas em nosso tempo atual.
Em que foi pensado ao se criar essa oração? Que linhas ela segue?
A ideia da oração surgiu do anelo de crescer na vinculação a ele, como Pai e Fundador, mas também de que ele interceda por nós, para que possamos levar o carisma de Schoenstatt a todos os confins da terra com o mesmo fogo que ardia em seu coração, que possamos levar a mensagem da Aliança de Amor a todos e com o seu espírito de Fundador anunciar e viver Schoenstatt com a sua fidelidade e a fidelidade dos primeiros.
Que mensagem a senhora nos deixa, para Ano do Pai, em nome da Coordenação Internacional?
Todos estamos convocados, neste ano, a conhecer melhor a vida e o carisma do Fundador, a crescer na vinculação a ele para assim poder, com o seu fogo no coração, com coragem, anunciar a sua mensagem onde for possível.
Fotos: Ir. M. Nilza Silva
1 comentário