Lideranças da Juventude Masculina se reúnem em Itaara/RS.
Ir. M. Rosequiel Fávero / Karen Bueno – Durante o feriado nacional da Independência, 7 de setembro, desde a manhã até a tarde chegam pequenas e grandes caravanas da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas), de todos os regionais brasileiro, a Santa Maria/RS. Inicia, assim, o IX Fórum Nacional do Jumas Brasil.
Mesmo os atrasos das delegações do Paraná e do Sudeste não tiraram a empolgação dos anfitriões do Regional Sul, que haviam se esforçado em preparar tudo com dedicação para receber seus ‘irmãos’ do Jumas.
A Santa Missa de abertura foi presidida pelo Pe. Afonso Wosny, contando também com a presença dos seus coirmãos, Pe. Julio Fabiano Rodrigues e Pe. Ailton Alves. Na sua homilia, saudou a Família de Schoenstatt local, agradecendo pela acolhida, e ressaltou a obra da Providência que fez o Fórum Nacional do Jumas iniciar justamente no dia em que se recordam os 70 anos da bênção da Pedra Fundamental do Santuário Tabor: “Sem dúvida, precisávamos começar nosso encontro hoje e aqui”.
No final da celebração, os jovens seguiram até o Santuário Tabor e, de braços dados, renovaram sua Aliança de Amor com a MTA, entregando em suas mãos maternais o encontro que começava. Não poderia faltar os animados cantos e ‘gritos de guerra’ do Jumas.
O Fórum continua agora no Centro Tabor, junto ao Santuário Puer et Pater, no município de Itaara/RS. Felipe Seitenfus, dirigente do Jumas em Santa Maria/RS, explica que o “Fórum é basicamente um momento de debate e discussão sobre o que o Jumas conquistou ao longo dos últimos meses. Também é o momento em que definimos nossas metas e prioridades para o ano que vem”.
Serão 90 participantes, entre jovens e assessores de 27 cidades brasileiras e um jovem de Vallendar/Alemanha. Começa com o almoço de quinta-feira, 7 de setembro, e encerra-se no domingo, dia 10.
Foto: Ir. M. Rosequiel Fávero