Tabor Maria Cor Ecclesiae é parada oficial da rota.
Karen Bueno – A cidade de Porto Alegre/RS ganhou, recentemente, uma rota de peregrinação inspirada no Caminho de Santiago, da Espanha, cujo roteiro inclui pontos turísticos e religiosos, passando pelo Santuário Filial de Schoenstatt Tabor Maria Cor Ecclesiae.
O “Caminho de Porto Alegre” tem como ponto de partida a Catedral Metropolitana da capital gaúcha, seguindo com um trajeto de 20 quilômetros, aproximadamente. O roteiro foi criado pela Frente Parlamentar de Turismo, da Câmara Municipal, a ser percorrido à pé desde o Centro Histórico até Zona Sul da cidade.
“Acredito que esse fato mostra realmente a importância do Santuário de Schoenstatt para nossa cidade e o torna ainda muito mais conhecido pelo público em geral. Muitas das pessoas que participaram do Caminho de Porto Alegre e estiveram no Santuário pela primeira vez, expressaram que ‘nunca haviam imaginado que houvesse um lugar onde se experimenta tanta paz e tranquilidade para a alma’, diziam. Muitos afirmaram que retornarão em outras oportunidades com suas famílias, pois experimentaram que ‘aqui é bom estar’. Dessa forma, encontram, pelo Caminho de Porto Alegre, o Caminho ao Santuário e a partir dele recebem as graças e forças para seguir o Caminho da vida”, comenta a Ir. Maria Aparecida Gehm, assessora local.
Na Casa da Mãe
No domingo, dia 3 de setembro, aconteceu uma primeira experiência do Caminho de Porto Alegre e os visitantes conheceram um pouco da história e da espiritualidade de Schoenstatt, ao passarem pelo Santuário. Muitos caminhantes visitaram a Casa da Mãe e Rainha pela primeira vez, demostrando alegria, disposição, gratidão e espiritualidade na chegada.
“Alguns integrantes do Movimento de Schoenstatt que participaram do trajeto a pé testemunham que a iniciativa de fazer essa rota turística contemplativa religiosa dá ao Santuário de Schoenstatt uma abrangência muito maior, pois o apresenta também às pessoas que aderem ao Caminho de Porto Alegre não primeiramente pelo percurso religioso”, aponta a Ir. Maria Aparecida.
Certificado internacional
O Caminho de Santiago, que inspirou esse projeto, é formado por várias rotas diferentes espalhadas pela Europa, que se direcionam à Catedral de Santiago de Compostela, onde está o túmulo do apóstolo Tiago. A distância de cada caminho varia de país a país. Os peregrinos que percorrem pelo menos 100 km a pé ou 200 km de bicicleta por essas rotas oficiais têm direito a ganhar a Compostela, um certificado internacional dizendo que se completou o Caminho.
Inserindo-se nesse contexto, quem percorre o trajeto de Porto Alegre pode incluir, com a autorização da Catedral de Santiago, essa peregrinação como parte do roteiro. Os 20 quilômetros da capital gaúcha podem se somar aos demais da Europa até a Catedral. Quem fizer o Caminho de Porto Alegre com o objetivo de adquirir a Compostela, deve solicitar a credencial com antecedência à Acasargs (Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul) pelo e-mail contato@acasargs.com.br
Segundo a Ir. Maria Aparecida, “como Família de Schoenstatt nos sentimos muito felizes pelo Santuário Maria Cor Ecclesiae ser um Ponto oficial deste percurso. Como Schoenstatt em saída, temos muito interesse em apoiar essa iniciativa, pois percebemos uma ótima oportunidade de colocar nosso carisma a serviço da Igreja pela salvação do mundo. Com certeza nossa Mãe e Rainha também se alegra em receber tantos peregrinos em sua casa e os abençoa”.
Fotos: Marcia Kazumi
BELLO EL CAMINO A PORTO ALEGRE,BELLAS FOTOS.