Dedicação do 23º Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, no Brasil
Ir. M. Nilza P. da Silva – “Mãe e Rainha de Schoenstatt, em comunhão com toda a Igreja, nós vos entregamos este espaço sagrado!” Estas palavras de Dom Sérgio A. Colombo, na dedicação do Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, na manhã do dia 17 de setembro, na cidade de Caieiras/SP, coroou anos de preparação da Família de Schoenstatt local e consagrou o 23º Santuário de Schoenstatt em nossa Pátria Brasil.
Acompanhado de muitos sacerdotes, de autoridades civis do local, superiores da Família de Schoenstatt do Brasil, Chile e Alemanha, e de milhares de representantes da Família de Schoenstatt de todas as regiões do Movimento no Brasil e de vários países, Dom Sérgio presidiu a santa missa, com muita calma, concentração e devoção. Milhões de pessoas, em todo o mundo, puderam acompanhar a celebração pelas transmissão ao vivo na TV Canção Nova.
Um Santuário que pertence a toda a Família
O comentário no início da celebração revela: “Este Santuário é muito mais do que uma construção erguida em nossa cidade, ele começou dentro de nós, por meio da Aliança de Amor selada com a Mãe de Deus, que foi transformando nossos corações, os sentidos e a nossa forma de amar servir e orar… Entregamos este Santuário à Família de Schoenstatt e à Igreja como uma herança deixada pelo nosso fundador, neste ano em que comemoramos 70 anos de sua primeira visita em solo brasileiro.”
A procissão de entrada foi acompanhada com a oferta de vários presentes simbólicos dos Ramos e comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt, a entrega da chave do Santuário para Dom Sérgio, a abertura da porta desse novo lugar de graças, pelo Pe. Ivan Simicic, Diretor Nacional do Movimento, e a entronização da original Cruz da Unidade, trazida de Stutgart/Alemanha, especialmente para esse momento. No ato penitencial, as paredes foram aspergidas com água benta.
Deus se manifestou neste lugar
A liturgia da dedicação do templo sagrado conduzia todos a entenderem mais profundamente a sacralidade desse lugar de graças. Em sua homilia, o bispo agradece a todos que se dedicaram a construção do Santuário, refere-se a situação atual de nossa pátria e indica que este Santuário é um sinal de esperança. “Deus se manifestou neste lugar… neste Santuário está o desejo de uma comunidade de manter-se o que é: templo sagrado de Deus! … Mãe e Rainha de Schoenstatt, nós entregamos em vossas mãos este espaço sagrado, em comunhão com a Santíssima Trindade e com toda a Igreja.”
Em seguida, a imagem da MTA é conduzida solenemente ao Santuário, sobre ombros juvenis, acolhida por Dom Sérgio, que a entroniza em seu lugar de honra. A partir desse momento, ela está ali atuante como Mãe e Educadora de homens novos, indivisamente unidos a Cristo. Antes da consagração, o bispo entroniza ainda as relíquias de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, Santos Francisco e Jacinta Marto na pedra dara do altar e em seguida faz a dedicação: “Suplicantes, pois, nós vos rogamos, Senhor: dignai-vos inundar esta igreja e este altar com santidade celeste; que sejam sempre lugar santo e mesa perenemente preparada para o sacrifício de Cristo.” Sinal dessa dedicação é a unção do altar e as paredes do Santuário com o óleo sagrado.
Uma nova escola de missionários
O sol claro e o clima quente, nessa manhã de domingo, indicavam o céu aberto, acolhendo todo sacrifício oferecido. O coral entoou cantos apropriados para cada parte da celebração e, com sua harmonia, ajudou a rezar com muita concentração e alegria. Após a comunhão, Jesus é entronizado no Tabernáculo e as velas do altar, bem como da lâmpada sagrada, se iluminam pela primeira vez. Assim, o Santuário vai se compondo pouco a pouco, com toda a plenitude de sua simbologia.
A celebração é finalizada com a entronização do altar, que até o momento encontrava-se no palco lateral, onde o bispo presidiu a celebração. Então, o bispo convida a todos para renovar a Aliança de Amor, entregando o coração e a vida nas mãos da Mãe e Rainha, que estabelece sua morada nessa mais nova escola de missionários.
O céu toca a terra
Para a Sra. Maria Augusta Borelli Landgraf, Superiora Regional do Instituto das Senhoras de Schoenstatt, que assume a construção e a vida desse novo lugar de graças, a celebração foi “a realidade de que o céu se abre e desce sobre nós. Nós o pudemos experimentar nesta terra!” O jovem Gabriel Lenharo diz que o mais emocionante para ele “foi quando a Juventude Masculina de Schoenstatt conduziu a imagem da MTA, trazendo-a ao Santuário. Este Santuário é um lugar onde a Mãe de Deus habita e espalha seu amor para o mundo.”
Se deixarmos falar cada participante, quer seja os que estavam presentes ou os que assistiam a distância, cada um terá expressões de alegria e de gratidão. Pe. Daniel Oliveira Alves, é do México e indica-nos com alegria que acompanhou pela TV. Carmelia Vieira, de Maceió/AL também escreve que “estava presente” pelos canais da Canção Nova. Diva Melo, assiste tudo a partir de Natal/RN, e expressa o que tantos outros querem dizer: “Tudo está lindo! Obrigada, Canção Nova!” Obrigado Mãe e Rainha por estabelecer entre nós mais um lugar de graças e assumir conosco a transformação do Brasil e do mundo, educando corações novos, à imagem de Cristo. Agradecemos às Senhoras de Schoenstatt, a Família de Schoenstatt de Caieiras, por assumirem a responsabilidade e missão por esse mais novo Santuário!
Clique para ver mais fotos
Ouça a homilia na íntegra:
Fotos: Ir. M. Nilza Silva
1 comentário