Uma construção de pedra, mas também de amor, doação, fidelidade…
Karen Bueno – Quando a emoção se torna grande demais para permanecer silenciosa e oculta no coração, ela busca o exterior, ganha forma e se revela. As lágrimas ou o sorriso aberto, impossíveis de conter, mostram isso. Depois de 30 anos de espera, os olhares marcavam a sacralidade do momento, o sorriso anunciava o coração em festa: A Mãe está aqui, ela vem morar conosco!
A celebração e bênção do novo Santuário Filial de Schoenstatt em Caieiras/SP é assim, marcada por olhos marejados, rostos alegres e profunda gratidão, nesse domingo, 17 de setembro. “Esse dia é a coroação de um tempo muito fecundo, de muitos anos de entrega da Família de Schoenstatt, hoje é um dia de gratidão e alegria, podemos resumir tudo nessas duas palavras: gratidão, pela fidelidade de Deus para conosco, e alegria, de poder viver esse momento”, acentua a Sra. Ana Christina Melquiades, assessora em Caieiras.
Maria, Luz de Esperança
A entrada do quadro da Mãe é um dos momentos mais tocantes da celebração. Alguns membros da Juventude Masculina de Schoenstatt carregam o andor nos ombros com a consciência de que conduzem uma Rainha. Eles entregam a imagem ao Bispo de Bragança Paulista/SP, Dom Sérgio Colombo, e, com o sentimento de dever cumprido e gratidão por viver essa conquista, discretamente se abraçam e rezam juntos ao lado do Santuário, partilhando a emoção do momento.
A Juventude Feminina, em frente à imagem, levava a coroa da Rainha Indivisa Christi, também com grande emoção. “É um dia muito especial. A Indivisa vem e estabelece seu trono de graças aqui, está irradiando suas glórias. Isso, para mim, é uma coisa muito importante, muito bonita”, conta Beatriz Hashimoto.
Para a Igreja e o mundo
Pessoas de todo o Brasil e de mais sete países – Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Estados Unidos e Paraguai – acompanharam a bênção em Caieiras, junto a outros milhares que assistem pela TV Canção Nova. Isso porque cada Santuário Filial tem uma missão para além de sua cidade e região, é para o mundo todo. “Este Santuário representa uma nova fonte de graças que se abre desde o Santuário Original, com todas as graças do paralelo com o Santuário de Bellavista (Chile), de Stuttgart (Alemanha), que Deus quer fazer jorrar aqui para salvar as almas nos tempos de hoje”, diz a Sra. Lucia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, comunidade que assessora este Centro do Movimento.
As jovens Inácia Materola e Clara Gambino, de Santiago/Chile, comentam: “Foi uma celebração muito bonita e emocionante, a chegada da Mãe foi linda. Essa é uma conquista muito grande. Nós somos da Juventude Feminina assessorada pelas Senhoras de Schoenstatt e, do Chile, também conquistamos este Santuário, oferecemos contribuições ao Capital de Graças, estamos unidas a ele porque podemos dizer que é um ‘Santuário-irmão’ do nosso Santuário Campanário, de Santiago”.
A missão começa agora
A construção e a bênção do Santuário abrem caminho para muitas bênçãos e graças que a Mãe derrama e, ao mesmo tempo, exige a séria dedicação e fidelidade da Família de Schoenstatt à vivência da Aliança de Amor. “Agora a gente tem a missão de abastecer esse Santuário com contribuição ao Capital de Graças. A gente tem que fazer sacrifícios e provar para a Mãe que ela merece estar aqui conosco”, afirma Beatriz Hashimoto.
Muitas pessoas do Movimento questionam qual o “nome”, ou seja, qual a missão e o ideal que este novo Santuário traz consigo. A Família de Schoenstatt de Caieiras adiou o processo de discernimento para depois da bênção, realizando tudo com mais calma e abertura ao atuar do Espírito Santo.
Por fim, com grande alegria e gratidão, depois de 30 anos de espera, a Família de Schoenstatt de Caieiras pode enfim dizer: Rainha Indivisa Christi, eis o teu Santuário!
Horários de missa no novo Santuário Filial
Segunda a sexta: 7 horas
Sábado: 9 horas
Domingo: 16 horas
Fotos: Karen Bueno