Nas terras onde ele passou, permanece a filialidade ao Pai
Ir. M. Rosequiel Fávero – A noite de 15 de setembro foi fria e chuvosa em Santa Maria/RS, como uma típica noite de inverno na região. Às 20 horas, participantes do Congresso dos Amigos do Padre Kentenich, organizado pelo Secretariado que promove a causa de beatificação do Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, e demais membros da Família de Schoenstatt se reuniram na Capela Tabor para a Santa Missa, presidida pelo Pe. Luciano Eduardo da Silva, pároco na Paróquia Ressurreição, em Santa Maria.
Antes da Santa Missa, por meio de textos e slides, os participantes puderam se colocar no contexto do dia 15 de setembro de 1968. Durante a celebração festiva de Nossa Senhora das Dores, Pe. Luciano soube traçar paralelos entre o mistério da festa e a vida do Pai e Fundador.
A chuva não permitiu a planejada peregrinação ao Santuário. Assim, após a bênção final, todos receberam lamparinas acesas e acolheram carinhosamente uma imagem do Pe. Kentenich. Unidos a toda a Família de Schoenstatt no mundo inteiro, rezaram a oração preparada para este ano de graças que se iniciava.
O Congresso dos Amigos do Pe. Kentenich segue até a tarde de domingo. A Família de Schoenstatt torna a encontrar-se na segunda-feira, Dia da Aliança, para celebrar, então em grande número, a abertura do Ano do Padre Kentenich.
Mais um dia de abertura
O Dia da Aliança junto ao Santuário Tabor, 18 de setembro, foi marcado pela abertura do Ano do Pe. Kentenich. Neste sentido, na intenção de passar o dia com o Pai e Fundador, já desde as 9 horas grupos da Liga de Mães de Schoenstatt se revezaram em oração no Santuário e no quarto onde se hospedou o Pe. Kentenich.
Às 15 horas, muitas mães se reuniram na Capela Tabor para escutarem o testemunho daquelas que já participavam do Movimento em 1968 e podiam contar como foi receber a notícia do falecimento do Pai e Fundador. Esse momento profundo foi encerrado pela oração do Ano do Pe. Kentenich, rezada por todos os presentes.
A Santa Missa, às 15h30 min, configurada pela Liga de Mães e presidida pelo Pe. Argemiro Ferracioli, lotou a Capela Tabor. No final, todos foram em procissão ao Santuário para a renovação da Aliança.
A Santa Missa das 20 horas foi no auditório do Centro Mariano. Preparando os corações para a abertura do Ano do Pai, foi passado um vídeo antes da celebração, presidida também pelo Pe. Argemiro. A configuração da liturgia esteve a cargo da Juventude Feminina.
Após a renovação da Aliança de Amor, diante do Santuário, todos foram convidados a se dirigirem à frente da casa das Irmãs. Na janela do quarto histórico do Pe. Kentenich foi colocada foto sua, assim que o Pai e Fundador parecia estar ali para ouvir seus filhos e abanar para eles. Todos rezaram juntos a oração do Ano do Padre Kentenich, ato que deve se repetir diariamente durante este ano na vida dos filhos de Schoenstatt.
Fotos: Ir. M. Rosequiel Favero