Ideologia do Gênero: A resposta por meio de Schoenstatt
Ir. Glória Maria Melo – O grupo Juvenis Ignis (Fogo da Juventude), da Missão Jovem Universitária de Schoenstatt, formado por acadêmicos de cinco cursos da UFSM-FW (Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen), promoveu na noite de 22 de setembro, uma palestra e debate para professores Universitários e do Ensino Fundamental, sobre O desafio da Agenda de Gênero, com a Ir. Maria da Graça Guedes, na cidade de Frederico Westphalen/ RS.
A iniciativa surgiu ao pensar na missão que tem o Movimento Apostólico de Schoenstatt em preservar a dignidade humana em todas as suas dimensões, formando o Homem Novo na Nova Comunidade. Ideal este que tem como base o princípio de São Tomas de Aquino “a ordem do ser determina a ordem do agir”. Conscientes de que é preciso lutar por uma criação totalmente nova a partir de últimos princípios, à total revolução contra a ordem do ser, os jovens fizeram uma escolha pela total fidelidade à ordem do ser que Deus revela na ordem da criação.
Conhecer mais para saber lidar é fundamental
Da mesma forma que tentam responder a preocupação que o Papa Francisco expõe publicamente com a chamada “ideologia de gênero ou teoria do gênero”. Em março de 2015, num discurso aos jovens de Nápoles, o Papa se referiu ao controverso conceito sexual dizendo que “a ideologia de gênero é um erro da mente humana que provoca muita confusão”. Nesse sentido, exortou os intelectuais a que não abandonem este tema, como se fosse algo secundário, pelo empenho em favor de uma sociedade mais livre e justa. Os sinais são visíveis e preocupantes, disse o Papa.
Um professor universitário, após ouvir a palestra da Ir. Maria da Graça, escreveu: “quem não conseguiu participar da palestra perdeu uma aula fantástica, muito didática e esclarecedora sobre o tema que vem assombrando as escolas e as nossas famílias cristãs. Conhecer mais para saber lidar é fundamental”.
Uma contribuição para a salvação da cultura
Em 1931, o Padre José Kentenich já designou a “crise de identidade sexual” que se anunciava como um dos mais graves problemas da época moderna: “Esta mistura dos sexos é mais perigosa para a cultura ocidental do que a derrota da guerra. Se conseguíssemos que a natureza masculina e a natureza feminina amadurecessem e voltassem a constituir uma verdadeira unidade ontológica e existencial, teríamos dado uma contribuição sem igual para a salvação da cultura”.
Também Diretores e Padres presentes, ao final da palestra, convidaram a Irmã palestrante para dar continuidade a formação e retornar posteriormente a fim de reunir um maior numero de professores em algumas escolas das cidades vizinhas. O grupo Iuvenis Ignis, deseja continuar auxiliando na mediação e promoção de mais momentos de reflexões sobre o tema. No dia seguinte, 23 de setembro, Ir Maria da Graça teve um encontro também com a a Família de Schoenstatt local, reunida junto ao Santuário Tabor Porta do Céu.
O encontro iniciou com uma Santa Missa presidida pelo Pe. Héctor Adrian Cortéz, reitor do Seminário Menor N. Sra. Medianeira e animada pela Jufem e Jumas. Em seguida o casal Fernando e Andréia Pano, da Liga de Famílias, apresentaram a palestrante, discorrendo sobre a importância do tema: O desafio da agenda de gênero. Houve uma participação significativa do Movimento Apostólico de Schoenstatt, bem como de outras pessoas que receberam o convite através dos integrantes do Movimento.
Este tema foi uma reflexão muito proveitosa para os participantes, despertando interesse em organizar novos eventos com palestras tão bem elaboradas como esta.