Fernando Castilho Valderrama – O campanário ressoa alto. A benção em latim “In nomine patris et fili et spíritus sancti” e a saudação “nos cum prole pia” preenche os ouvidos com a voz do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Assim era o som que se ouvia ao atender a um antigo telefone ao lado da estátua do Pe. Kentenich. A todos que ali chegavam poderiam contemplar imagem e voz do Pai e Fundador, como se sua presença pudesse ser transcrita de forma audível, abrindo o Ano do Pai e Fundador no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, em Araraquara/SP.
As dioceses de São Carlos, Barretos, Ribeirão Preto, Jaboticabal e Franca fizeram presença em número e graças: Mais de mil pessoas estiveram presentes contemplando mais esta festividade que se iniciou com a Adoração ao Cristo Eucarístico: Conduzido por Pe. José Roberto, Ele caminhou por entre o povo, promovendo a cultura do encontro.
Com Maria, Rumo aos 300 anos de Aparecida
Após a adoração, a família de Schoenstatt pode contemplar os 300 anos da Aparição da Imagem da Padroeira do Brasil: O encontro do corpo e cabeça da imagem no Rio Paraíba do Sul fez com que três simples pescadores tornassem aquele momento difícil da pesca em algo grandioso. E o milagre ocorre! As redes se enchem após o encontro da imagem e a pesca estava salva. Tantos outros milagres foram contemplados naquela vivência: As velas que se apagam e acendem sozinhas, as correntes que caem, a ferradura cravada no degrau da basílica, tantos outros que conhecemos graças a Devoção e a entrega de nosso povo a Mãe Aparecida. Uma coroa foi ofertada a Mãe de Aparecida, a qual passou de mão em mão, como se todos estivessem oferecendo uma coroa em particular para Maria. A coroamos novamente como Rainha de nosso Brasil. Em um momento de silencio suplicamos pela nossa Pátria. Depois cantamos o hino Nacional.
Declara-se aberto o Ano do Pai e Fundador na Morada da Alegria Vitoriosa
Próximo ao almoço, os peregrinos e romeiros caminharam até a imagem do Pai e Fundador e ali se oficializou a abertura do “Ano Padre Kentenich”: as dioceses se prepararam com capitais de graças, rezando mil vezes a oração do Confio, oração esta criada pelo nosso Pai e Fundador, pedindo a Mãe que interceda junto a Deus pela Canonização do Pe. José Kentenich. Algumas pessoas deram seu testemunho, apresentando as graças que o Santuário, a MTA e o Pai e Fundador concedeu em suas vidas. Os três pontos de contato foram apresentados em todos os testemunhos por todas as dioceses e, como a fé na Mãe de Deus pode agir e frutificar na vida dessas pessoas. Exemplos aos quais demonstram confiança filial e amor e fidelidade a Aliança de Amor.
Após o almoço, foi literalmente elevado aos céus a Cruz, o Pai Nosso e Três Ave-Marias com a Coroa, dando início a oração do Terço, preparando corpo e alma para a Santa Missa, celebrada por nosso Bispo Dom Paulo Cezar Costa, além de contar com padres da diocese que participaram da festividade. Ao final da missa, o Pe. Cristian Henrique Capelatto, vigário episcopal do Vicariato São Bento, leu a carta redigida pela Chancelaria diocesana, a qual nomeia o Pe. José Roberto Agostinho como novo Capelão do Santuário.
Ela é a Rainha das dioceses.
Este foi também um dia de coroação. Um momento de louvor a nossa Mãe pelo ano Mariano. Todas as imagens peregrinas, quadros dos santuários lares e quadros da Mãe, foram trazidos pelas famílias neste dia para coroar. Assim ao final da celebração juntamente com o nosso bispo, Dom Paulo Cezar Costa, coroamos todos os quadros da Mãe e Rainha, foi uma mar de coroação. Dom Paulo também corou o grande quadro da Mãe Três Vezes Admirável. Foi um momento em que o céu se fez presente mais de perto da terra.
Muitas graças neste fim de semana em Araraquara, onde a morada do sol foi escolhida há 16 anos para a Mãe de Deus estabelecer sua Morada da Alegria Vitoriosa.
Veja mais fotos