Uma peregrinação dos que cuidam dos enfermos.
Ir. M. Mônica Yamanaka – Com alegria no coração e agradecendo a Deus Pai de bondade todas as graças recebidas por intercessão da Mãe de Deus, nós da Santa Casa, de Londrina/PR, podemos realizar a 33ª Romaria da Primavera, no dia 18 de setembro, partindo às 19h30min, na recepção central, rumo ao santuário. Há 67 anos, a Mãe, Rainha e vencedora Três Admirável de Schoenstatt atua neste santuário como a Esmagadora da serpente, pois com Jesus ela é vitoriosa contra todos os poderes do mal.
Viver santamente
À frente da procissão foi o cruciferário, seguiram-se as tochas, o andor da Mãe Peregrina, belamente enfeitado, o barco e a Nossa Senhora Aparecida. O locutor, Sr. João Batista Faria, conduziu as reflexões na caminhada. Foram levadas as flores e as contribuições ao Capital de Graças, conquistadas pelos funcionários de diversos setores, para a nossa Mãe e Rainha. Também nos acompanhou a imagem do Pe. José Kentenich, em um banner. Em sua visita ao Brasil, em 1947, ele visitou a Santa Casa de Londrina. Naquela ocasião disse: “Santa Casa, uma casa santa deveria se viver santamente e santo é quem vive santamente!” Pe. Kentenich nos lembra que todos nós cristãos, somos convidados a viver o nosso compromisso batismal, de seguir Jesus, em nossa vida diária como ele exortou aos seus discípulos: “Sede perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48)
Chegando ao santuário de graças, saudamos a Mãe, Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt que nos acolhe e abriga em seu coração, ajuda-nos na nossa transformação em sermos mais semelhantes ao seu Divino Filho e nos concede o zelo apostólico de anunciar com coragem o Reino de Deus a todas as pessoas.
Acolher a todos
Na capela do Colégio Mãe de Deus, Pe. Júlio Fabiano presidiu a celebração da Santa Missa, acompanhado pelo Pe. Ivan Simicic. Os funcionários da Santa Casa e Hospital Infantil participaram na Liturgia da Palavra e no ofertório. Ir. M. Fátima Oliveira e outros músicos do Movimento de Schoenstatt compunham o grupo da música que embelezaram a celebração. Percebeu-se a participação ativa das, aproximadamente, 450 pessoas presentes na Santa Missa. Na homilia o Pe. Júlio referindo-se à leitura 1Tm 2, 1-8 exorta-nos que rezemos por nossos governantes. O Evangelho Lc 7, 1-10 relata que Jesus atende o pedido do centurião romano e cura o seu empregado e elogia a fé deste centurião. Jesus faz bem a todos, não faz discriminação de pessoas, acolhe o pedido do estrangeiro, centurião romano.
Ela vive em saída
Após a Santa Missa, todos desceram em procissão, com o andor da Mãe Peregrina, até o santuário e lá renovamos a Aliança de Amor. Pedindo por todas as intenções que trazemos em nossos corações, foi rezada a novena do Pe. José Kentenich a fim de ser divulgada mais a sua pessoa e missão. Depois da queima das ofertas ao capital de graças e a Mãe Peregrina, que esteve no mês anterior na cidade de Primeiro de Maio, foi enviada para peregrinar na Irmandade da Santa Casa de Londrina: nos três hospitais e CEPMTA, até o próximo dia 18 de outubro.
Os colaboradores da Santa Casa estavam muito felizes que puderam participar deste momento de graças. Uma técnica de enfermagem, que há muito tempo não participava da romaria, disse: “Irmã, que bela celebração! Irei participar nas próximas romarias”.
Neste ano, a Romaria da Primavera teve as seguintes intenções especiais:
– Em gratidão pelos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, por sua atuação como a Padroeira do Brasil e pedindo para que assim como ela socorreu os pobres pescadores do Rio Paraíba, ela ajude a vencer os graves problemas do povo brasileiro para que a justiça, a verdade e a paz reinem no Brasil e no mundo inteiro.
– Pelas Santas Missões Populares na Arquidiocese de Londrina, para que o Evangelho anunciado pelos missionários encontre corações abertos e contribua para a renovação das famílias, tornando-as santuários da vida e do amor.
– Por novas vocações sacerdotais e para a vida consagrada, para que mais jovens decidam com coragem e generosidade ao convite de Jesus para serem apóstolos no mundo de hoje, junto do povo tão necessitado de retornar ao coração de Deus.
– Nossa manifestação de amor e gratidão por todas as graças recebidas pela intercessão maternal da Padroeira da Irmandade da Santa Casa de Londrina: a direção, funcionários, voluntários, benfeitores dos três hospitais: Santa Casa de Londrina, Mater Dei e Hospital Infantil Sagrada Família e alunos e professores do Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis.
Foi uma noite de louvor, gratidão, alegria e amor a Deus e a Nossa Senhora que nos concede tantas bênçãos em nossas vidas.
Fotos: ISCAL
Ver mais fotos