Celebração no Santuário Tabor fundamento de Schoenstatt no Brasil
Ir.M.Jacinta Donatti/ Álvaro Coutinho – O dia 15 de setembro ficará marcado na história, na memória e no coração da Família de Schoenstatt, de Jacarezinho/PR. Para o dia de celebrações da Abertura do “Ano Pe. Kentenich”, a família reconquista uma herança espiritual muito especial.
O presente do altar
Providencialmente, neste ano em que celebramos os 70 anos da primeira visita de nosso Pai e fundador à Jacarezinho, no dia 15 de abril, festa da Páscoa, recebemos a notícia de que a Capela, onde nosso Pai e fundador celebrou as santas missas, nos anos de 47 e 49, estava disponibilizando o altar para o Movimento de Schoenstatt. Este Altar esteve na capela de uma comunidade, em Ribeirão Claro/PR. Desde o ano de 1956, quando a capela da santa casa de Ribeirão Claro foi reformada e o altar histórico havia sido doado.
Assim, para o dia 15 de setembro, foi preparado um espaço para este altar, uma pequena Capela histórica do fundador. É um lugar de oração e documentário da herança deixada pela geração fundadora de Schoenstatt no Brasil e marcada pelas visitas de nosso Pai e fundador no Colégio Cristo Rei em Jacarezinho e na Santa Casa de Misericórdia em Ribeirão Claro.
Lembro-me de seu sorriso, como se fosse ontem.
A abertura do ano Jubilar, dos 50 anos do falecimento de nosso Pai e Fundador, aconteceu com a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Antônio Carlos Pinheiro, que em sua homilia ressaltou: “Toda a vida do Pe. Kentenich foi conduzida pela divina providência, ele foi um instrumento nas mãos de Deus, que deixou ser usado, para essa grande obra, que é o Movimento de Schoenstatt. ” Após a Missa, todos seguiram para benção inaugural da Capela histórica Onde está o altar. Momento onde todos puderam expressar o amor, a gratidão e devoção ao nosso Pai e Fundador.
Em seguida, em um clima de profunda reflexão, vivenciamos uma apresentação preparada pela Juventude Apostólica de Schoenstatt, mostrando vários aspectos da vida de nosso Pai e Fundador e da história de Schoenstatt. “ Apresentação da cena da consagração quando sua mãe o deixa no orfanato, foi profundamente tocante, ’’ disse Ieda Maria, Liga Feminina e representante da Associação do Santuário. Em meio a exposição, a emoção toma conta de todos, com a participação especial da Sraª Joana Carvalho de 87 anos, que presenteou a todos com seu testemunho sobre o Pe. José Kentenich. “O Padre José era muito carismático e alegre. Lembro-me dele chegando no hospital, de seu sorriso, como se fosse ontem. Ele irradiava santidade,” disse ela, que o conheceu pessoalmente, quando era funcionária da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Claro, em 1947, e relatou bastante emocionada que alcançou por meio da Benção Sacerdotal do “ Padre José ’’ a cura de uma sinusite crônica.
Inflamados pelo fogo e fortalecidos pelo carisma de nosso Pai e Fundador, a noite Jubilar terminou com toda a Família de Schoenstatt em sua presença, juntos a sua estátua, confiando a ele todo esse ano dedicado a sua pessoa.
Fotos: Ir. M. Jacinta Donatti