A comunidade reelege o casal Sidônio e Claudia Lopes para mais quatro anos
Ir. M. Nilza P. da Silva – Em 23 de setembro, no IV Capítulo da Região São Paulo, foi eleita a nova direção da União de Família de Schoenstatt. A Região é composta por cinqüenta e quatro famílias, distribuídas em onze Cursos. O casal Sidônio e Claudia Lopes concede uma entrevista, na qual fazem uma revisão de suas experiências e apresentam as perspectivas para os próximos quatro anos:
Durante esses quatro anos em que estiveram responsáveis pela União de Famílias, o que aprenderam dessa experiência?
A força motriz que nos impulsionou como Dirigentes foi a confiança na Mãe de Deus. A União de Famílias é uma Comunidade em franco crescimento, dinâmica, que sabíamos iria exigir bastante de nós. Há quatro anos, fomos eleitos em substituição ao casal Oscar e Inês Teixeira, muito queridos pelas famílias, e vinham como Dirigentes desde o início da União de Famílias em nossa Região. Encaramos essa transição como um grande desafio. Tínhamos recém feito nossa Consagração Perpétua. Somado a isso, sabíamos que as circunstâncias pessoais por quais passávamos poderiam dificultar nosso trabalho na Comunidade. Em função dessas dificuldades todas, hoje podemos afirmar que a principal ação educadora da Mãe sobre nós foi a confiança filial, o que fez com que amadurecêssemos nessa missão. Em todos os momentos percebíamos sua condução carinhosa, e a cada “sim” dado, a Mãe nos devolveu doces graças em nossa vida familiar e de Comunidade.
O que o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, espera de um casal que pertence à União de Famílias?
Se precisássemos resumir em uma única palavra o que o Pai e Fundador espera de uma família da União, pensamos que esta palavra seria “fidelidade”. Fidelidade ao primeiro amor, fidelidade à Aliança de Amor, fidelidade à Igreja… Quanto mais a vida do Pe. Kentenich torna-se conhecida, sob a luz do Espírito Santo, se confirma que se formos fiéis aos ensinamentos dele, seremos autênticas famílias cristãs, inseridas num mundo moderno, mas comprometidas com a santidade.
Perante às correntes contra à família, qual é a mensagem da União de Famílias?
É importante termos clareza do projeto família desejado por Deus e que existe uma missão idealizada por Ele para cada família.
A partir disso, viver esse projeto/missão inunda a nossa vida de verdadeira alegria. A vida em Comunidade nos fortalece em nossas convicções, ao mesmo tempo em que nos sinaliza da necessidade de resgatar outras famílias, “Salvai as famílias custe o que custar!”. É possível vivermos num mundo de contradições, mas mantendo nossa fidelidade ao projeto original de Deus.
O que vocês desejam para os próximos quatro anos?
Podemos associar o que desejamos às graças do Santuário:
1° – Abrigo espiritual
O espírito de paternidade/maternidade deve ser mais desenvolvido em nós, e isso é uma graça que faz com que as famílias sintam-se realmente acolhidas e amadas.
2° – Transformação interior
Queremos continuar levando adiante o espírito original de União que surgiu em Hoerde, a alegria verdadeira de pertencer à União. Lembrando que nossa proposta de lema para o Encontro territorial para as Famílias da União em 2018 será: “A melhor coisa do mundo é ser da União” (frase repetida inúmeras vezes por nosso irmão – in memoriam – do I Curso da União, Sr Juarez Hoppe).
Uma preocupação que temos é garantir que as famílias a nos confiadas sejam conduzidas, fielmente aos ensinamentos do Pai e Fundador, e que as nossas imperfeições pessoais não sejam fator de desmotivação a viver em comunidade.
3° – Fecundidade Apostólica
Famílias configuradas à graça divina, emanam verdadeira alegria e esta alegria torna nosso dia a dia como comunidade, muitas vezes com muitas atribuições, mais suave. Vem o desejo de estarmos juntos como famílias, e o anseio de trazermos outras para a nossa comunidade, a fim de compartilharmos o que para nós é nossa riqueza.
Pedimos a toda Família de Schoenstatt orações e ao bom Deus que torne fecunda a nossa comunidade com o surgimento de novos Cursos.
O conselho que auxiliará Sidônio e Cláudia é composto pelos casais:
Casal 1º Conselheiro: casal Marco e Toninha Maltoni
Casal 2º Conselheiro: casal Adenilton e Mariela Furquim
Casal Suplente: Oscar e Inês Teixeira
No Capítulo, elegeu-se também o casal Marco e Toninha Maltoni, como casal Delegado, que participará do Capitulo Territorial da União, que se realizará em Maio de 2018 em Santa Maria/RS.