Hilda Malafaia- – No dia 8 de outubro, realizou-se a a Caminhada pela Vida, organizada pela Diocese do Setor Brasilândia/Arq de São Paulo, no Parque Estadual do Jaraguá. O evento contou com a participação de várias comunidades: Pirituba, Brasilândia, Cohab Taipas, Ipiranga, Jaraguá, dentre outras. Estavam presentes , o Bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, algumas Irmãs de Maria de Schoenstatt, o presidente do conselho do Santuário do Jaraguá com sua esposa, Flávio e Regina Santos, dirigentes da Liga de Família, coordenação da Campanha da Mãe Peregrina, bem como outras pessoas do Movimento A. de Schoenstatt.
A caminhada seguiu pela estrada do Parque turístico. Houve também a parceria com alguns equipamentos de saúde da região, que mediram a pressão arterial dos participantes, além de relacionarem as atividades realizadas em cada uma das unidades, todas gratuitas e abertas à comunidade. Foi feito também um convite para que a comunidade participe dos Conselho de Saúde, que serão eleitos em datas distintas, dependendo da região
Esta caminhada tinha o objetivo de salientar e comemorar o Dia do Nascituro que é dia lembrado dia 8 de outubro. Nascituru, palavra vinda do latim, significa “aquele que há de nascer”. O evento foi proposto para atentarmos sobre a importância de valorizar esta vida, ainda no ventre da mãe e todos os cuidados necessários para, que as crianças nasçam saudáveis.
Antes do início da caminhada houve aquecimento, realizado por uma funcionária do Posto de Saúde, um carro da CET acompanhou o movimento. Também a equipe do Parque, responsável pela preservação ambiental falaram um pouco sobre a disponibilidade dos espaços e a importância da preservação ambiental.
Este evento teve apoio da Sabesp e do Ministério da Saúde. Já foi informada a nova data para o ano que vem que será o primeiro final de semana de outubro e esperamos participar com maior número de pessoas. O movimento de Schoenstatt esteve bem representado.