“Aparecida das redes aos corações dos humildes”.
Renata Orsato – Foi com essas palavras que se deu início à Solenidade do Jubileu de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Tabor Magnificat. Mais de 1.800 pessoas compareceram, grande parte delas inclusive peregrinou até o local. 10 paróquias se juntaram à família de Schoenstatt em ação de graças pelo dia especial.
Participaram da celebração Pe. Marcos Honório (Paróquia São Rafael), Pe. João Jorge Nogueira Costa (Paróquia Santa Edwirges), Pe. Edson Siqueira (Paróquia Cristo Ressuscitado), Pe. Rivael Nascimento (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes), Pe. Auxílio Arcie (São Grato e São João Batista Precursor), Pe. Carlos Mason (Paróquia São José Trabalhador), Frei Eduardo Toledo (Paróquia São João Batista), Pe. Márcio Lacoski (Paróquia Bom Jesus Ferraria), Pe. Fabiano Spisla (Paróquia Santo Antônio de Orleans) e Pe. Marcelo de Souza (capelão do Santuário Tabor Magnificat).
A solenidade
Tendo início às 9h30min, a procissão de entrada contou com os acólitos, coroinhas e sacerdotes de todas as paróquias. Após, houve a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma réplica (Fac-Símile) idêntica à original, que foi colocada em um andor decorado com rosas. Ela foi trazida pela juventude da paróquia Santo Antônio de Orleans até o altar da celebração, precedida por uma coreografia ao som da música O Brasil é Todo Teu (André Alves). Durante a Santa Missa, alguns casais ergueram o andor e todos os fiéis entoaram a Ladainha de Nossa Senhora Aparecida, entoando em cada estrofe “Maria clamamos a vós”.
Pe. Marcelo, em uma emocionante homilia, falou sobre a devoção do povo à Mãe Maria de Aparecida: “Nós cantamos ‘Deus a amou e a escolheu’, e isso Ele fez muito antes de nós existirmos. E se Deus fez assim, por que nós faríamos diferente? Que nós possamos hoje renovar a nossa devoção a Ela, como os milhares de fiéis que se encontram na cidade de Aparecida”.
Ao final da celebração, rosas foram distribuídas entre os presentes. Quem recebeu, assumiu o compromisso de rezar um terço mariano, possibilitando que 15.000 orações fossem feitas no dia. Depois houve momento próprio para todos rezarem a oração do jubileu de 300 anos e uma Ave Maria.
Mês das Crianças e Tríduo
No período da tarde, integrantes dos diversos ramos da família de Schoenstatt se juntaram para promover brincadeiras em comemoração ao mês das crianças, e também a venda de pastéis e bolo comemorativo. As crianças também tiveram uma Consagração à Mãe de Deus e uma Santa Missa especialmente preparada e dedicada a elas, tendo a contribuição do Instituto das Irmãs de Maria, das Apóstolas Luzentes de Maria e da Juventude Feminina.
Às 15 horas, a Novena da Confiança, seguida pelo Terço Mariano, e às 17 horas, a Santa Missa deram início ao Tríduo em Preparação à Festa da Aliança de Amor. O tema do 1º dia foi “Pai para todos”, no 2º dia “Pai e Educador” e no 3º dia “Pai e Educador”, em referência ao Ano do Padre Kentenich, que vai de Outubro deste ano até Outubro do mês que vem.
Clique para ver mais fotos e ainda mais fotos