Benção e dedicação do altar do novo Centro Missionário
Bianca Ribeiro – Na manhã do dia 15 de outubro, a Família de Schoenstatt, cerca de 1.500 presentes no Santuário Tabor da Esperança, Brasília/DF celebrou a festa da Aliança, com a inauguração do altar do Centro Missionário da Mãe Rainha, a nova Tenda dos Peregrinos.
Às 10 horas, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, presidiu a Missa Solene presidida, juntamente com Pe. Adilson Antônio da Costa, Capelão do Santuário, Pe. Cleunilson Oliveira Alves, que estava acompanhando uma peregrinação do estado do Piauí.
Nesta especial celebração, Dom Fernando realizou a bênção e dedicação do altar em um rito solene: durante o ato penitencial, o Arcebispo benze a água para aspergir o povo e ser usada posteriormente para purificar o altar. Em seguida, ele concede a bênção da cátedra, isto é, a cadeira de presidência da Santa Missa e a bênção do Novo Ambão, donde se anuncia a Palavra de Deus. Após a profissão de fé, toda Igreja canta a Ladainha de todos os Santos e se inicia o ritual da Unção do Altar, que é consagrado pelo Óleo do Santo Crisma. Dom Fernando unge a mesa sagrada com o óleo e um Diácono o incensa. Então, as Irmãs M. Clades Schwengber, Keiko Takase e Floriza Kazue Okuda, enxugam a mesa do altar, o cobrem com a toalha e o Diácono acende as velas.
Bênção da Cruz e da imagem de Maria
Em seguida, o cerimonial, Pe. Costa, descobre a Cruz da Unidade, fixada na parede no centro do altar e o Arcebispo asperge com água benta. Lembramos a oração do Pai e Fundador Pe. José Kentenich, escrita no Rumo ao Céu que nos diz: “Como sinal da Redenção, levarei aos povos a cruz e a imagem de Maria, para que jamais seja separado o que o plano de amor do Pai concebeu como unidade.” (RC 332).
O quadro da Mãe e Rainha é descerrado por Gilson Bentes, de Manaus/AM, autor desse ícone da Mãe de Deus, e o Arcebispo asperge água benta e incensa a Cruz da Unidade e o Quadro da MTA. As oferendas são apresentadas pelo casal Sr. Carlos e Vanessa Freitas, arquiteto dessa obra do altar, como sinal de nossa entrega e gratidão pela proteção na construção e pelos benfeitores desta obra. Que o Senhor nos transforme em oferendas agradáveis para a glória de Deus e a formação do Homem novo, em unidade com Cristo e Maria.
Ao final é feita a oração de Coroação de Maria como Rainha da Esperança. Um momento para todos se voltarem para a Imagem da Mãe Rainha, entronizada neste altar, homenageando-a como nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! Reconhecendo os prodígios operados por Deus em nossas vidas, no decorrer do Ano Mariano a partir deste Santuário.
Nada sem vós, nada sem nós!
A construção desta nova Tenda iniciou em julho de 2016. Ao longo desse período, com muita dedicação, ações beneficentes, como rifas, serestas, almoços, chás, campanhas de metro quadrado e doações espontâneas contribuem para crescimento e andamento desta obra. Um importante espaço, necessário para acolher com maior conforto os milhares peregrinos que se dirigem ao Santuário.
Por meio da construção deste Centro Missionário, que está em andamento, pedimos ao Senhor que Ele continue nos impulsionando a viver e testemunhar a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável na entrega diária de nosso “Nada sem vós e nada sem nós”.
Ver mais fotos