Tabor da Liberdade comemora a Festa da Aliança e inicia o Ano Pe. Kentenich
Poliane Bôsco – O domingo, dia 22 de outubro de 2017, foi dia de Festa no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG. Cerca de 6 mil peregrinos da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG, Dioceses de Bom Despacho/MG, Sete Lagoas/MG, Divinópolis/MG e Diamantina/MG chegaram para comemorar a Festa da Aliança de Amor, pois, nesse dia ensolarado, tinha muito que se festejar, como o encerramento do Ano Mariano, o início do Ano Pe. Kentenich e a entronização do quadro da Ave Maria no Santuário de Confins.
Logo cedo os peregrinos eram acolhidos ao som do Coral Vozes do Tabor, entoando hinos de louvor. Durante todo o dia houve fila para que os peregrinos visitassem a Mãe e Rainha em seu Santuário. Em uma tenda montada ao lado do Santuário, o Santíssimo ficava exposto em adoração para os fiéis.
Ano Pe. Kentenich
Para abrir esse dia de festa, nada melhor que uma vivência sobre o Pe. José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Nela explicou-se sobre o ano especial que a Família Internacional de Schoenstatt vivencia, rumo aos 50 anos de falecimento do fundador, em 15 de setembro de 2018.
Neste ‘Ano Pe. Kentenich’, a Família de Schoenstatt do Tabor da Liberdade deseja divulgar a pessoa daquele que foi um Pai e Fundador, mas também um profeta para a Igreja e a sociedade. Assim, cada pessoa é convidada a conquistar, espiritual e materialmente, a estátua do Pe. Kentenich, a ser colocada no Santuário Tabor da Liberdade.
Para apresentar um pouco da história do Pe. Kentenich, três pequenas peças de teatro foram encenadas, levando alguns ensinamentos que ele transmitiu aos seus filhos espirituais e que permanecem desafiadoras: precisamos ter uma confiança cega na Mãe de Deus; é preciso silêncio da alma para escutar Deus e a Mãe e Rainha; e a prática do bem ao nosso próximo.
Bênção do Santíssimo
Os fiéis presentes na Tenda receberam a imagem de São José, patrono da Igreja e da cidade de Confins, que subiu em procissão da Paróquia em direção ao Santuário. Após o final da vivência, os peregrinos adoraram a Jesus Sacramentado, que veio em procissão do Santuário até a Tenda. O Pe. Flávio Antônio Gomes Ferreira, de Sete Lagoas/SP, presidiu a benção do Santíssimo.
Entronização do Quadro Ave Maria
Após a bênção do Santíssimo, todos foram convidados a se dirigirem em procissão ao Santuário, onde foi apresentado o quadro da Ave Maria, que ao longo deste Ano Mariano, que há pouco findamos, foi conquistado com as orações e contribuições ao Capital de Graças.
Os grupos da Juventude Masculina de Schoenstatt de Pedro Leopoldo/MG e de Confins prestaram sua homenagem à Maria com um canto e as Apóstolas Luzentes de Maria de Confins também fizeram uma apresentação de dança louvando a Mãe de Deus. O quadro Ave Maria foi então entronizado no Santuário Tabor da Liberdade, seguindo o mesmo modelo que há no Santuário Original de Schoenstatt.
Terço
Após o almoço, os coordenadores de grupo do Terço dos Homens Mãe Rainha de Confins, acompanhados do Coral Sertanejo Terço dos Homens e Jovens Unidos pela fé, contemplaram o Terço Mariano. A cada mistério uma imagem adentrava a tenda. O primeiro mistério foi contemplado em homenagem a São José, esposo de Maria; o segundo à Mãe e Rainha e ao Padre Kentenich; o terceiro à Nossa Senhora de Fátima, em seu jubileu de 100 anos; o quarto Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, que comemorou 250 anos do seu Santuário e o quinto Nossa senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na festa de seus 300 anos.
Santa Missa
A festa da Aliança foi encerrada com a Santa Missa às 15 horas, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Edson José Oriolo dos Santos. Na homilia, Dom Edson explicou que quando Jesus diz “dai a César o que é de César e a Deus o que é Deus”, quis dizer que devemos ter uma maior intimidade com Deus e que Maria pode ser essa ligação até Ele. “A gente vive uma verdadeira comunhão, uma verdadeira intimidade para com o nosso Deus. E como que vamos vivenciar tudo isso? Tendo um carinho especial para com Nossa Senhora, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e Mãe de todos nós”. Ele ainda contou que tem em seu escritório uma imagem da Mãe e Rainha, essa Mãe que nos acolhe em seu colo.
Fotos: Poliane Bôsco