20 anos de graças e peregrinação.
Sylvia Maria de Paula – Para a Diocese de Barretos/SP, este é tempo de festejar e agradecer. As famílias, missionários e coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt se reúnem para celebrar os 20 anos de visita da Mãe entre os lares, recordando as graças que ela derrama pelas cidades da Diocese.
No dia 15 de outubro de 2017 iniciou-se o tríduo, com a Santa Missa presidida pelo Pe. Ronaldo José Miguel, vice-reitor do Seminário Diocesano de São José do Rio Preto/SP. Além dos 20 anos da Campanha da Mãe Peregrina, a Família de Schoenstatt também celebrava os três anos da Capela Mãe e Rainha, em Barretos, e a abertura do Ano Pe. Kentenich.
No primeiro dia, Pe. Ronaldo, durante a Celebração Eucarística, explicou o significado da palavra “elegância”, dizendo que ser elegante é caminhar com as vestes de Deus. Lembrou que as comemorações do dia são uma festa, uma alegria que nos prepara para o banquete da Eucaristia, pois a Missa é o mistério maior e mais profundo que existe, é o Dom da vida que se renova.
No segundo dia do tríduo, o Terço dos Homens da comunidade da Mãe e Rainha recitou o rosário com a participação de toda a Família schoenstattiana de Barretos.
No terceiro dia do tríduo, Pe. Raphael Lourenço Moraes, vigário geral e pároco da Catedral do Divino Espírito Santo de Barretos, em sua reflexão lembrou e comentou este pensamento bíblico: “Honra-me com os lábios, mas o seu coração está preso à lei da imposição e se esquece da vivência da fé. Adora a criatura e abandona o Criador”. No final da Celebração Eucarística, o Pe. Raphael abençoou os terços afirmando a todos os presentes que havia rezado o terço pelas famílias.
Festa da Aliança
Dando sequência às comemorações jubilares, no dia 18 a imagem da Mãe Peregrina Auxiliar foi recebida na Capela Mãe e Rainha, em Barretos, com a oração do Terço dos Homens e, em seguida, houve uma carreata até a Catedral do Divino Espírito Santo. No final da carreta o bispo diocesano, Dom Milton Kenan Junior, presidiu a Sagrada Eucaristia. O bispo destacou a importância da Mãe e Rainha na visita aos lares, às casas evangelizando com seu Divino Filho Jesus e que, nesses 20 anos, os missionários têm muito a agradecer à Mãe. Finalizando, Dom Milton refletiu sobre a importância de se entender que “a fé que professamos não deve ser só em nossas palavras, mas em gestos”.
Também as Irmãs de Maria de Schoenstatt, Ir. Márcia Maria Gusmão e Ir. M. Paula Quessada, assessoras da Campanha, participaram da celebração dos 20 anos da Mãe Peregrina na Diocese de Barretos e disseram que estavam muito felizes com o evento, destacando a importância da visita da Mãe às famílias, evangelizando-as com as imagens Peregrinas com seu Divino Filho Jesus.
As celebrações que aconteceram, tanto a da Capela como a da Catedral Divino Espírito Santo, foram coroadas pela beleza e pela sensibilidade, inundadas pelo amor incessante da Mãe que cuida e jamais desiste de seus filhos.
Clique e veja as fotos: