“É a Mãe que sai e vai ao encontro das famílias”
A Diocese de Criciúma/SC acolheu uma companhia especial e perene, desde a tarde do último domingo, 15 de outubro. Na presença de mais de 1000 missionários, a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt recebeu a imagem Peregrina Auxiliar Diocesana, de tamanho idêntico à peregrina com a qual o Diác. João Luiz Pozzobon deu início à Campanha, em 1950.
A réplica da peregrina original foi acolhida durante a Santa Missa, que teve início às 16 horas, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. “Toda Peregrina Diocesana nos recorda o início da Campanha e ela é o ponto de união entre a Diocese e a Campanha; sempre remete, de novo, à sua fonte de origem, à missão do Sr. João Pozzobon, que começou a caminhar a partir do Santuário da Mãe Peregrina. É a Mãe que sai e vai ao encontro das famílias. Nas dioceses, ela tem a missão de ser o elo entre as comarcas, paróquias, comunidades e famílias. Onde a imagem peregrina das famílias não pode chegar, por exemplo: escolas, hospitais, a peregrina diocesana vai”, explica a assessora da Campanha no estado, Ir. M. Vera Lúcia Debald.
Segundo a assessora, a imagem deverá peregrinar, o tempo todo, a locais onde as imagens menores não conseguem chegar. A Diocese de Criciúma é a quarta no estado de Santa Catarina (Regional Sul 4 da CNBB) a receber a imagem, depois de Florianópolis, Joinville e Tubarão. “Queremos agradecer muito aos sacerdotes que se abrem, apoiam e dão força aos missionários, para que sejam leigos atuantes nas paróquias. É uma bênção para a Igreja! A Mãe Peregrina está para unir a paróquia e fortalecer sua caminhada. O grande desejo de Nossa Senhora, em todas as suas aparições, é ir ao encontro de cada um dos seus filhos, com o grande objetivo de levar Jesus e a salvação: cuidar para que todos os filhos se salvem!”, pontuou Ir. M. Vera.
Durante a Missa, concelebrada pelos padres Joel Sávio, Valdemar Carminati, Agenor Pedroso e Carlos Wecki, Dom Jacinto Flach ressaltou o papel da imagem, que será utilizada em momentos especiais da caminhada diocesana e acolheu com alegria os missionários e missionárias que lotaram o santuário mariano. “Quando acolhemos a Mãe Peregrina em nossa casa e a levamos para outra casa, são gestos missionários pequenos, mas importantíssimos, pois estamos levando a bênção uns para os outros”, disse o epíscopo.
O Bispo ainda exaltou a figura de Maria, como Mãe, defensora, intercessora e orientadora, a quem os filhos podem confiar suas preces para que sejam levadas a Deus. “Depois de Jesus Cristo, ninguém reúne tantas pessoas como Maria. É um mistério o amor e o carinho que nós temos por Maria e ela por nós. É uma coisa de Mãe, de filhos!”, declarou Dom Jacinto.
Ao final da Missa, o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Joel Sávio, agradeceu o empenho da coordenação diocesana da Campanha e Dom Jacinto recordou a história que marca o início da visita da Mãe Peregrina às famílias, com o apoio de Pe. Agenor Pedroso e o testemunho de uma graça alcançada por uma família.
Na Diocese de Criciúma existem mais de 2 mil imagens visitando as famílias em todo o território diocesano. A imagem Peregrina Auxiliar também será sinal presente no 3º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que acontecerá no dia 5 de novembro, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara/SC.
Texto e fotos Diocese de Criciúma, disponível em diocesecriciuma.com.br