Revisão, avaliação, planejamento… perspectivas para um novo tempo.
Daniela Albertin Martins Zanatto – Com o tema “Vinculados ao Pai e Profeta, leigos que transformam o Brasil em nova Terra Mariana”, o Congresso de Outubro do Regional Paraná, realizado entre os dias 20 a 22 de outubro deste ano, evidenciou e trabalhou as grandes correntes de vida da Igreja e da Família de Schoenstatt: O Ano do Laicato e o Ano Pe. Kentenich.
Na sexta-feira, todos os presentes foram recebidos de forma criativa e alegre: no diálogo entre duas mães, lembrando os grandes jubileus, com vídeos de todos os locais sobre as criativas e profundas iniciativas da abertura do Ano Pe. Kentenich, pela presença da Mãe e Rainha finalizando o Ano Mariano e pela recepção acolhedora do Pe. Ivan Simicic, diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt e diretor do regional Paraná.
No sábado, após a Santa Missa, o Pe. Ivan lembrou que a importância dos vínculos fundamentou o profetismo do Pai e Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich. Na sequência, o casal Luis Carlos e Andréia Mozzato mostrou, com testemunho de vida, a aplicação do pensamento do Pai e Fundador na realidade social.
Após o almoço, a Ir. Adriane Maria Andrade trouxe um embasamento bíblico e semântico à função do leigo, lembrando a mudança de papel do leigo na Igreja e o profetismo do Pe. Kentenich, que em 1964, antes do Concílio Vaticano II, já dizia: “Se eu sou a Igreja, a Igreja está presente onde estou. Preciso tornar a Igreja presente. Mas onde e como? Na minha profissão”.
Em seguida, num painel, apresentaram-se testemunhos de leigos schoenstattianos respondendo aos desafios de ser luz no mundo e sal da terra em seu trabalho, levando a Aliança de Amor para sua profissão, respondendo ao chamado do Pai e Fundador.
Após o café, os presentes foram divididos em grupos onde ocorreu a troca de experiências entre os representantes das diferentes cidades, trazendo grandes ideias de iniciativas apostólicas. A noite terminou de maneira lúdica e divertida, com o concurso: Aprovados no pensamento do Pai e Fundador para anunciar o profeta.
No domingo, o Pe. Julio Fabiano Rodrigues e a Sra. Lúcia Ferreira conseguiram, por meio de uma metodologia inovadora utilizando o brinquedo “spinner”, levar todos a encontrarem elementos que serão usados na elaboração do lema nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt para os próximos anos. As conclusões desse trabalho, resumidas em três tópicos, foram: vinculação, filialidade heroica e transparecer o Fundador (em vista de sua canonização). Ao final dos trabalhos, o ponto alto foi a Santa Missa.
Foi um final de semana de bastante trabalho que trará grandes frutos aos participantes e a todo o Regional Paraná.
Clique e veja as fotos:
Fotos: Alexandre Lopes Vanelli / Esther Rockenbach