11 quilômetros de esforço e entrega.
Ir. M. Rosequiel Fávero / Ir. M. Daiane Freileben – Quem usa um feriado no meio da semana, lindo para um passeio ou outra distração, para fazer uma peregrinação de 11 quilômetros a pé de Santa Maria/RS ao município vizinho de Itaara/RS? E saindo às 6 horas? Um animado grupo de 50 peregrinos, que realizaram em 15 de novembro a VI Caminhada com a Ir. M. Emilie.
A estrada do Perau, que antigamente era a única via para descer do planalto central a Santa Maria (e vice-versa) é conhecida pelas suas subidas íngremes e pelas curvas sem fim. E tem sido o palco, já por seis anos consecutivos, dessa caminhada que recorda Ir. M. Emilie Engel, da geração fundadora do Instituto Secular das Irmãs de Schoenstatt. Foi escolhido o feriado de 15 de novembro, pois no dia 20 do mesmo mês recordamos o seu falecimento, ocorrido em 1955.
A caminhada começa já no raiar do dia, diante do Santuário Tabor, em Santa Maria, sendo concluída quatro horas mais tarde, no Santuário Tabor Puer et Pater, em Itaara, com a Santa Missa. O trajeto é usado para oração em pequenos grupos, diálogos, pausas para lanche e dinâmicas. Sem deixar de lado as belas fotos junto à natureza. Para o retorno, um ônibus está à disposição dos peregrinos.
Neste ano, o presidente da Santa Missa de encerramento foi o Pe. Valmor Pastre, administrador da Paróquia São Pedro, do distrito de Arroio Grande. Na sua homilia salientou “que ainda é tempo de ser santo, pois isto não é coisa de antigamente”.
Como nos anos anteriores, com a alegria e a satisfação por esta manhã de oração e caminhada estampada no rosto, os participantes retornaram a Santa Maria. Agora felizes de não fazer o trajeto a pé. Pois, certamente, 11 quilômetros já servem para o dia.