Schoenstatt luta pela cultura da vida, a cultura da Aliança.
Karen Bueno – Wercy era casada, tinha um filho de três anos e não queria engravidar novamente tão cedo. Ela tomava anticoncepcional com regularidade, mas isso lhe fazia mal e trazia sintomas ruins, como dor de cabeça, vasinhos nas pernas, micose, entre outras coisas. Nesse contexto, há mais de 20 anos, Wercy e Clodoaldo Silva entraram em contato com o Cenplafan (Centro de Planejamento Familiar Natural) de Londrina/PR e a formação que receberam ali levou os dois a optarem pelo planejamento familiar natural, melhorando a qualidade de vida em muitos aspectos.
O Cenplafan de Londrina é mantido pela Família de Schoenstatt e hoje, 18 de novembro, completa 25 anos. Desde o início ele é dirigido pela Ir. M. Lucimar Stefanelo, bióloga e instrutora do Método de Ovulação Billings. Ao longo desse período, mais de 2.500 casais foram beneficiados com o acompanhamento e a orientação oferecidos, seja para engravidar, espaçar uma gravidez ou evitá-la.
Falando sobre os benefícios do método, Wercy conta: “Enquanto casal, aumentou nosso diálogo e o conhecimento do corpo de um para com o do outro, principalmente dele para com o meu. Para mim, como mulher, foi uma grande gratificação poder ver, em mim, a própria criação de Deus e o quanto ele é perfeito. Deus fez tudo perfeitamente em nosso corpo; para que interferir de maneira tão negativa, prejudicando-o?”
O método natural se baseia no autoconhecimento da mulher em relação ao próprio corpo, identificando, por meio de sinais visíveis, as fases de seu ciclo menstrual, os períodos férteis e inférteis.
Menino ou menina?
Um dos benefícios do Método Billings é que ele favorece a tentativa de planejar o sexo do bebê, pois há dias favoráveis para engravidar de menino e dias favoráveis para engravidar de menina. Ir. M. Lucimar diz que geralmente a projeção costuma dar certo. Foi o que aconteceu com Wercy e Clodoaldo, na espera do segundo filho: “Quando eu estava liberada para engravidar, a gente sempre tentava em certas datas do nosso ciclo e, para isso, a mulher precisa se conhecer, e se conhecer muito bem. Nós tentamos engravidar de menina e deu certo, hoje ela tem 18 anos. Ela foi planejada”.
Uma preciosidade, um dom de Deus
Ir. M. Lucimar conta que a maior procura do Centro é por casais que desejam engravidar e não conseguem: “Há uma série de fatores que afetam a fertilidade do casal hoje, mais do que antes, como o uso de anticoncepcional e outras coisas, inclusive os homens têm sua fertilidade afetada, coisa que antes não acontecia; engravidar tem sido um problema. Com o método, nós ajudamos a fazer essa gravidez acontecer”. As orientações oferecidas e a compreensão do corpo feminino, em seus vários ciclos, aumentam em grande escala as chances de uma gravidez.
O Movimento Apostólico de Schoenstatt compreende esse trabalho como um bem à sociedade, promovendo a cultura da vida. Muitas crianças nasceram ao longo desses 25 anos e, por opção das famílias, várias foram consagradas à Mãe e Rainha no Santuário. “Vejo que Schoenstatt está se expandindo muito por causa do método natural de planejamento familiar, porque é uma preciosidade, um dom de Deus que acaba se entendendo na sua profundidade, no seu grande valor”, comenta a Ir. M. Lucimar.
Contato
O Cenplafan de Londrina funciona no Edifício Julio Fuganti (Rua Senador Souza Naves, nº 9), 3º andar, sala 306.
O atendimento é das 7 às 21 horas, com agendamento.
Telefone: (43) 3345-1814 / 9.9998-1810
E-mail: irlucimar.cenplafan@londrina.net
Casais de outros locais do Brasil podem encontrar um Centro de Planejamento Familiar pelo site: cenplafam.com.br
Fotos: Schoenstatt Londrina
1 comentário