Mais de 10 mil pessoas partem, de madrugada, rumo à Casa da Mãe e Rainha.
Ir. M. Eliane Cunha – Mais de 10 mil pessoas participaram, no dia 15 de novembro, da 13ª Romaria da Diocese de Garanhuns/PE ao Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, Tabor da Santidade de Todos os Dias, que fica na cidade sede da Diocese.
Desde a madrugada, às 4h30min, fiéis das seis paróquias da cidade de Garanhuns e arredores iniciavam sua caminhada de fé em direção ao Santuário. Das demais cidades da Diocese também se encaminhavam ônibus, vans e carros particulares para o Santuário, além de romeiros das Dioceses de Palmeira dos Índios/AL e Penedo/AL. Do município vizinho, São João/PE, chegaram numerosos peregrinos com seu pároco, Pe. Danilo Ferreira da Silva, trazendo nos ombros a imagem Peregrina Auxiliar da Diocese de Garanhuns.
O ápice da peregrinação foi a Santa Missa, às 9 horas, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, e concelebrada pelos sacerdotes e diáconos da Diocese.
Na homilia, Dom Paulo diz que essa caminhada revela a identidade peregrina do cristão. “Somos um povo a caminho… E é muito importante que não paremos. Porém, nós caminhamos não simplesmente para o Santuário da Mãe e Rainha, nós caminhamos para a pátria definitiva, a qual chamamos céu. A grande missão do cristão é antecipar o céu, construir um pedaço do céu entre nós, ensaiar aquilo que será a realidade última de felicidade plena”.
O bispo também diz que “caminhamos para a casa da Mãe”, pois “Ela vai entrando de casa em casa, de porta em porta, como foi à casa de Isabel e Zacarias. Ela entra na nossa vida de modo sorrateiro, silencioso e discreto, mas, ao mesmo tempo, tão firme. Maria nos visita e hoje nós a visitamos”. Falando sobre os diversos títulos de Nossa Senhora, Dom Paulo aponta: “Nós temos necessidade de chamar Maria por um nome tão próximo, temos necessidade de nos aproximarmos dela, de confidenciarmos a ela os nossos desejos mais recônditos e escondidos. Confabulamos com Maria, confiamos a ela as nossas dificuldades, os nossos dramas, mas também os nossos projetos e alegrias. Como é bom ter uma Mãe. É por isso que aqui viemos. E esse Santuário de Nossa Senhora Três Vezes Admirável, da Mãe e Rainha, nessa manhã verdadeiramente se transforma no Monte Tabor da transfiguração. Deus se transfigura e revela todo seu amor especial para conosco”.
A homilia também dá um acento especial à semana dedicada aos pobres, desafiando os peregrinos para ações concretas de serviço aos mais necessitados.
No final da celebração a Mãe Peregrina Auxiliar da Diocese foi novamente coroada, com a inserção da última pedrinha de cristal, acompanhando espiritualmente o triênio de preparação do centenário da Diocese, que completa 100 anos no dia 2 de agosto de 2018.
A programação seguiu com outras atividades para aqueles que permaneceram no Santuário e durante toda a manhã houve oportunidade de confissões e momentos de oração. “É realmente um dia de muitas graças para todos nós. O Santuário é um pequeno pedacinho do céu que toca a terra, onde a Mãe de Deus atua e se faz presente com seu Divino Filho Jesus, levando graças em abundância a tantas pessoas que diariamente visitam esse lugar”, comenta uma peregrina sobre esse dia.
Clique para ver as fotos da Diocese de Garanhuns:
Fotos: Pascom Diocese de Garanhuns/PE