“A União é a comunidade que amamos e escolhemos”.
Karen Bueno – A União Apostólica de Famílias de Schoenstatt elegeu recentemente novas direções em cada região brasileira. No Rio Grande do Sul, Thomé e Rosângela Lovato são os novos dirigentes, tendo como casais conselheiros na direção Sandro e Marlise Santos e Daniel e Elisandra Piccinin. O casal Elson e Valéria Biachi foi eleito como suplente.
Com o desejo de servir sempre mais a comunidade, Thomé e Rosangela contam sobre a nova missão:
Qual é a tarefa do casal dirigente da Região?
O casal dirigente representa a União de Famílias na região, interna e externamente, e preside a Direção da Região, composta de mais dois casais conselheiros e um casal suplente. A direção da Região tem o encargo de fomentar o cultivo de espírito, a educação, a formação e o apostolado no âmbito da Região. Recebe a prestação de contas (Ascese) dos grupos e encaminha à Direção Nacional. Coordena e auxilia nas atividades da CEU (Comissão de Educação da União) e acompanha a vida dos Cursos. É a ligação da Direção Nacional com a Comunidade Oficial e os Cursos (Comunidades Livres).
Os senhores pertencem ao 1º Curso da União no Brasil, o que podem dizer sobre a caminhada da Comunidade ao longo desses anos todos?
Nascemos como família praticamente dentro da União. Após quatro meses de casados iniciamos no 1º Curso da União no Brasil, aqui em Santa Maria e, junto com ele, completaremos, em 2018, 30 anos de história. Nossos seis filhos nasceram nesse período dentro da União e a história da União se confunde com a nossa história de vida, ou seja, sempre fomos da União. Foi uma longa caminhada de muito aprendizado e partilha. Nós vínhamos do Jumas e da Jufem (Juventude Feminina e Juventude Masculina de Schoenstatt) e participar do 1º Curso da União era um grande sonho e também um desafio, afinal não tínhamos em quem nos espelhar dentro do Brasil, teríamos de ser protagonistas dentro de uma nova Comunidade. Logo surgiram os outros Cursos nas regiões São Paulo e Paraná e por sermos do Curso da Marilene e Olindo Toaldo, posteriormente assessores nacionais da União junto com os sacerdotes e irmãs, que sempre nos acompanharam, vivíamos as dificuldades e também as conquistas e alegrias que eles traziam de suas viagens. Houve um grande e contínuo esforço por construir uma Unidade Nacional, por meio da unificação do Programa de Formação e de vários Encontros das Regiões, até que se constituísse o Território em 2006.
Assim como a nossa família, a União também cresceu, e muito! Em casa já somos 16: fomos acrescidos de três noras, um candidato a genro e quatro netos, um no céu, dois conosco e um a caminho. E a União no Brasil já conta com 30 Cursos e quase 200 famílias.
Hoje sentimos (na União) que somos Família de Famílias, com uma identidade própria, um ideal: “Família Santa do Pai, Tabor para o mundo”, um estatuto, um site para cultivo de espírito (uniaodefamílias.com.br) e construímos a cada dia uma comunidade de vida, educação, oração e apostolado, como era o desejo de nosso Fundador.
É possível viver em unidade Nacional com tantos casais em tantas cidades distantes? Como?
Sim, é possível. O Território (Brasil) se divide em três Regiões: SP, PR e RS. A direção Nacional é composta pelo casal dirigente do Território: Gines e Bernardete Ponce, e mais três casais conselheiros, e tem como tarefa principal zelar pela preservação fiel e autêntica do espírito e dos ensinamentos do Pai e Fundador para a União de Famílias e assume a responsabilidade pela unidade da União no território e partilha a corresponsabilidade com as Regiões. Temos um programa de formação comum a todos os Cursos-candidatos e anualmente, no Encontro da Comunidade Oficial da Região, os membros consagrados assumem um lema e proposta de estudo e trabalho comum a todo o território. Partilhamos a vida das regiões nas Cartas territoriais e nos Encontros Territoriais. Em 2018 acontecerá o III Encontrão em Atibaia, uma grande oportunidade de partilha e troca de experiências entre toda a Comunidade, para viver e cultivar a Unidade. Hoje o site da União e o s diversos grupos em redes sociais em todo o Brasil, aproximam os corações na partilha de anseios, alegrias, comemorações e estímulos à vida de oração e santidade na família e no meio do mundo.
O que desejam para os próximos anos como dirigentes?
Desejamos nos colocar a serviço de nossa Comunidade, assim como nosso Pai e Fundador, com tudo que somos e temos, mas especialmente com nosso coração. A União é a comunidade que amamos e escolhemos e queremos ajudar na continuidade de sua missão aqui em nossa região. Pedimos os dons do Espírito Santo e as bênçãos de nossa Mãe no Santuário para exercer este serviço de liderança e apoio aos nossos irmãos unionistas e estimulá-los a exercer seu papel eminentemente apostólico em Schoenstatt, na Igreja e no mundo. Caritas Christi – Urget nos! O Amor a Cristo nos impulsiona!
Fotos: Arquivo pessoal