Há na sua casa algum violão ou instrumento musical guardado que você não utiliza mais? Conhece alguém que tenha ou que entenda de música?
O Centro Educacional Catarina Kentenich, que, entre outras atividades, acolhe crianças em situação de risco, afastadas do convívio familiar, deseja dar-lhes novas perspectivas de vida por meio da música.
Duas formas de ajudar são possíveis: por voluntariado no ensino de música e com a doação de instrumentos. Sobre isso, o seminarista Vitor Possetti, dos Padres de Schoenstatt, explica mais detalhes:
Sobre o Centro
O Centro Educacional Catarina Kentenich é uma obra social, dos Padres de Schoenstatt, localizada no bairro do Jaraguá, em São Paulo/SP, próximo ao Santuário da Mãe e Rainha.
Conta com quatro grandes projetos, atendendo a mais de 250 crianças e adolescentes e suas famílias. Trata-se de um Centro Educacional Infantil, de um Centro Socioeducativo de contraturno escolar para criança e adolescente e dois Serviços de Acolhimento Institucional (abrigos), que acolhem mais de 40 crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, em situação de risco pessoal e social (abandono, negligencia, vítimas de violência, etc.) afastadas provisoriamente do convívio familiar por medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.
Movidos pela espiritualidade de Schoenstatt, os dois abrigos querem ser casas que brindam acolhida, mas também transformação e envio. Nesse sentido, percebemos que a música é um importante instrumento que ajuda os acolhidos a elaborarem e darem novos significados às suas experiências, estimulando a sonhar e perceber novos horizontes, também contribuindo para prevenir, especialmente, o assédio das drogas, do tráfico e das más influências do entorno.
Com esse intuito, começamos a realizar, duas vezes por semana, aulas de violão para os adolescentes acolhidos. Hoje são 15 abrigados que participam das aulas de violão e a intenção é ampliar esse serviço. Porém, nesse momento, contamos com apenas um professor voluntário e cinco violões, sendo que quatro deles são emprestados.
Como ajudar?
Os interessados em ajudar poderiam doar violões (novos ou usados), cordas ou até mesmo outros instrumentos musicais. Esses podem ser entregues no Santuário de Schoenstatt do Jaraguá ou a algum Padre de Schoenstatt de qualquer parte do Brasil.
Quem preferir, também pode realizar alguma transferência bancária (Bradesco – Agência: 7823 – Conta corrente: 0011337-9 – Instituto Beneficente Cultural Jose Kentenich – CNPJ: 62.465.927.0001/54), especificando que gostaria de ajudar nesse projeto de musica do abrigo Catarina Kentenich. Voluntários com interesse de se comprometer no ensino de algum instrumento para as crianças também são bem-vindos.
Um sonho para o ano que vem seria conseguir fundos para contratar o serviço de professores de música, assegurando aulas de qualidade às crianças do abrigo, inclusive de outros instrumentos, dando uma boa continuidade ao projeto. A Mãe cuidará perfeitamente!
Para mais informações, entrem em contato com Vitor Possetti pelo e-mail: vhpossetti@gmail.com
O Santuário do Jaraguá fica na Rua Galvão Bueno Trigueirinho, 752
Fone: (11) 3941-4878