Regional Nordeste quer ser a ‘carta’ que leva a mensagem do Pai.
Taciana Ferreira – Entre os dias 20 e 22 de outubro, as lideranças do Movimento Apostólico de Schoenstatt do Regional Nordeste se reuniram para o VI Congresso de Outubro, realizado em Olinda/PE. Participaram 219 pessoas, incluindo sacerdotes de quatro estados – Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, de Natal/RN, Pe. Iranildo Melo dos Reis, de Iguatú/CE, Pe. Paulo Henrique Da Silva Oliveira, de Picos/PI, Pe. Nivaldo Soares De Melo e Pe. José Raimundo Soares Diniz, ambos de Estância/SE – mais os assessores e o diretor regional do Movimento no Nordeste, Pe. Pedro Cabello.
Na palestra de abertura, realizada na sexta à noite, Pe. Pedro fez uma retrospectiva futurista, destacando as leis universais que o Pe. José Kentenich formulou sobre “como Deus governa o mundo”. Destacou as principais etapas do desenvolvimento da paternidade do Pai e Fundador e a conquista de uma filialidade provada, recordando sua vida desde o nascimento até o ano de 1912, quando começa a trabalhar como diretor espiritual.
No sábado, a Ir. Marialice Almeida iniciou as atividades com o estudo do tema: “Um Fundador”, salientando que cabe a cada um colocar a Obra ao dispor da Igreja, amando a Igreja, amando a Maria como Mãe e Educadora, conhecendo melhor o Fundador para que assim surjam novos homens e novas comunidades e novos tipos de comunidades. Finalizou levando a refletir: O que a Igreja dirá do Fundador de Schoenstatt neste Ano do Pe. Kentenich e Ano do Leigo? A resposta que todos querem chegar é essa: “Pe. José Kentenich continua vivo entre nós pela Obra Internacional de Schoenstatt”.
Em seguida, o Pe. Pedro Cabello contemplou o tema: “Um Pai”. Com essa abordagem, ressaltou que “a vida de nosso Pai e Fundador é uma carta de Deus para nós. O livro de sua vida é nosso livro de Deus. Neste momento, não poderemos ler cada linha e cada página desse livro”. Destacou traços de sua paternidade e sobre o que há de extraordinário quando a Família de Schoenstatt experimenta essa vinculação especial com o Pai e Fundador e o carisma que diferencia Schoenstatt como Família.
Uma carta para o mundo
No horário da tarde, todos seguiram para o Santuário Tabor da Nova Evangelização, onde os congressistas foram divididos em grupos de estudos e reflexão. O tema que os sondava era: como vivenciar em nossos ramos e comunidades os desígnios para o Ano Pe. Kentenich e as principais atividades a serem desenvolvidas em 2018? Tendo como impulso a frase de São João Paulo II sobre o Pe. Kentenich: “Canonizai-o vós mesmos!” Calou em cada um a pergunta: o que devemos fazer para que sua mensagem seja mais conhecida?
Em seguida houve um momento de louvor e depois a Santa Missa. No horário da noite, houve uma apresentação cultural, que proporcionou uma reflexão sobre a vida do Pai e Fundador por meio de uma peça teatral.
No domingo, a Ir. Mirian Rozana Fuck convidou a refletir sobre os “50 anos da paternidade eternizada de nosso Pai”, com um emocionante relato sobre os últimos momentos de vida do Pai e Fundador. Dizia a todos que o Pe. José Kentenich, ao longo de sua vida, expressou a sua fé na grande missão que a Santíssima Virgem tem no mundo: “Ela tem a tarefa de levar Cristo ao mundo, e o mundo a Cristo”. “O sentido da história do mundo é o regresso dos eleitos por Cristo e Maria, no Espírito Santo, ao Pai” (Pe. Kentenich).
O Congresso finalizou-se com a palestra do Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, fazendo uma retrospectiva sobre a missão profética do Pe. Kentenich, na qual destacou que o Fundador sempre se sentia responsável por toda a Igreja. Ansiava por um tipo de homem novo, um tipo de comunidade nova para a Igreja e para o mundo. Enfatizou que o Fundador estruturou Schoenstatt não só como a alma de uma Igreja renovada, mas como seu modelo; onde o grande foco é a unidade da igreja, uma unidade por meio de uma nova vida. Uma Igreja na qual todos os cristãos unam as suas forças no mesmo espírito.
A Missa de encerramento e o envio levou todos a partirem impulsionados pela ideia de anunciar o Pai e Profeta e de serem a sua carta de recomendação para o mundo.
Fotos: Taciana Ferreira