O ano termina em unidade e gratidão.
Sueli Vilarinho – Neste dia 26 de novembro de 2017 a Liga de Famílias de Schoenstatt do Jaraguá, São Paulo/SP, se reuniu para o encerramento das atividades do ano. Estavam presentes 150 pessoas, de 14 grupos de casais, também o Pe. Afonso Wosny, a Sra. Raquel Padilla, assessora local do ramo, e o casal dirigente da Liga no Jaraguá, Lucia Rocha e Nilton Rogério Rodrigues.
As atividades iniciaram com heroísmo – como disse o Pe. Afonso – com a celebração da Santa Missa às 7h30min. Em sua homilia, ele coloca os casais diante de Cristo em atitude de agradecimento: “Hoje em especial, na Festa de Cristo Rei, início do Ano do Laicato, no dia do encerramento do ano litúrgico, uma forma especial de amar o Senhor é ir ao encontro de Cristo no nosso irmão necessitado, no triste, no irmão perdido, sem rumo, nos casais que precisam de ajuda no matrimônio e, sobretudo, na caridade”.
Em momentos de confraternização, houve a revelação do nome de um grupo da Liga de Famílias (formado em 2014) recém-conquistado: ‘Jubilar de Maria, fortaleza, família e transformação’. Também o primeiro “Grupo do Sim” selou a Aliança de Amor, depois de meses de formação utilizando o itinerário da Liga de Famílias de Schoenstatt do Brasil; cinco casais se consagraram à Mãe de Deus pela Aliança de Amor.
A retrospectiva do ano foi intercalada com uma dinâmica, unida ao ato concreto que cada grupo de famílias rezou durante este ano nos terços mensais por um “grupo-terço-oculto”. Com criatividade e animação trocaram presentes, por exemplo, o grupo Raízes de Maria Unidos na Fé recebeu uma muda de bambu, simbolizando a fé que pende, mas não quebra. Entre cantos e poemas, uma verdadeira família se vinculou ainda mais em oração e descontração.
Novos dirigentes de grupo foram eleitos, alguns permaneceram e a votação para dirigente de ramo revelou que o casal Lucia e Nilton continua por mais um ano, visto que já está há dois anos nesse cargo. A novidade é que o casal Rosana e Sérgio Lambert assumiu como vice-dirigente, um cargo novo e com grandes expectativas de sucesso.
O encontro encerrou-se com um almoço na casa da Liga de Famílias e um bolo para celebrar a Aliança do Grupo Sim I. Fortificados neste ano de 2017, os casais esperam com entusiasmo novos desafios, para viver ainda com mais ardor o ideal nacional do ramo: “Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o Mundo”.
Fotos: Alex Formigoni