Primeira experiência reúne mais de mil participantes.
Luiz Tadeu Ramos – A coordenação diocesana do Terço dos Homens Mãe Rainha da Diocese de Crato/CE promoveu, nesse primeiro Domingo do Advento, 3 de dezembro, a primeira Romaria Diocesana do Terço dos Homens. O encontro contou com a participação de aproximadamente 1200 homens de 39 paróquias da Diocese.
A manhã, de muita oração entre todos, iniciou com a reza do terço em frente à Catedral diocesana de Crato. Em seguida, o bispo Dom Gilberto Pastana presidiu a Celebração Eucarística, enfatizando na sua homilia: “Este domingo é um dia muito especial para a Igreja. Celebramos o primeiro dia do novo ano litúrgico, iniciado hoje, com o tempo do Advento. O Senhor vai chegar! O Senhor vai nascer no meio do seu povo, da sua comunidade. Nós celebramos não só essa realização, mas celebramos a espera de sua segunda vinda definitiva. As leituras de hoje nos mostram que esse esperar não é de braços cruzados, um esperar passivo, mas um ‘esperar ativamente’, com o nosso trabalho e a nossa missão, para que o Cristo possa nos encontrar acordados”, disse.
O bispo ainda estimulou a estarem atentos à missão: “Vigiai! Quem vigia está atento, quem é vigilante percebe as novas ações e comenta com os demais aquilo que é novo. Jesus nos pede que vigiemos com a nossa missão. Vocês, homens do terço, quantas histórias bonitas trazem consigo, a começar pela sua conversão. Como é bonito ver os homens reunidos para rezar. Rezar é uma maneira de vigiar, e como vocês têm histórias de conversão a partir do terço”.
Após a Celebração Eucarística e o almoço, todos saíram em caminhada para o Santuário Eucarístico, onde, com muita fé e emoção, Jesus Eucarístico foi exposto em adoração.
Essa manhã, rica em espiritualidade e emoção, já apresenta seus frutos: a próxima Romaria diocesana está agendada para o dia 2 de dezembro de 2018, na cidade de Missão Velha/CE. Todos os participantes se comprometeram a participar e levar mais um homem para conhecer e vivenciar as graças da oração do rosário.