A Família de Schoenstatt do Santuário de Confins/MG se reúne para encerrar as atividades deste ano
Poliane Bôsco – O sábado, 2 de dezembro, foi dia de encerramento das atividades do ano no Santuário da Mãe e Rainha em Confins/MG. No início da tarde, na Tenda de Maria, a creche mantida pelo Movimento – Centro de Educação Infantil (Ceac) Semente de Vida – finalizou o trabalho deste ano com uma apresentação das crianças. Os funcionários do Ceac prepararam uma apresentação sobre a Arca de Noé e, enquanto a história ia sendo contada, as crianças cantavam para os pais e presentes.
Após a apresentação, as crianças da creche, acompanhadas dos pais e parentes, receberam presentes de Natal dos seus padrinhos. Todo ano a Família de Schoenstatt do Tabor da Liberdade apadrinha as crianças da creche e as presenteia no encerramento do ano.
Missa das crianças
Todo primeiro sábado é dia de Missa com as Crianças! Para encerrar o ano, a Missa de dezembro foi especial de Natal, lembrando as crianças do nascimento do menino Jesus. Fazendo referência ao Evangelho do primeiro domingo do Advento, na apresentação do teatro de bonecos, a personagem de Ir. M. Emilie Engel ensinou as crianças como estarem atentas em oração e nas atitudes, estando prontas para quando Jesus chegar. O Pe. Flávio Antônio Gomes Ferreira foi o presidente da celebração e a liturgia foi enriquecida com a apresentação dos ‘Canarinhos da Mãe Rainha’, um coral infantil de Contagem/MG.
Após a Missa os pais e professores do Ceac fizeram duas pequenas apresentações teatrais para os presentes sobre o Amor e a Gratidão. O Coral infantil ‘Canarinhos da Mãe Rainha’ também apresentaram uma cantata de Natal.
Vivência de Natal
Após a Cantata, enquanto os pais e alunos do Ceac e seus funcionários participavam de uma confraternização, os representantes dos Ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt presentes no Tabor da Liberdade participaram de uma vivência no Santuário.
Junto com as Irmãs de Maria presentes em Confins, a Família do Tabor da Liberdade rendeu graças a Mãe e Rainha e a Deus por este ano de 2017. Um ano marcado por muitas graças de Maria, Mãe de Deus: 300 anos de sua atuação como Rainha e Padroeira do Brasil; 100 anos de sua aparição em Fátima; a entronização do quadro Ave Maria no Santuário Tabor da Liberdade.
Todos agradeceram também pelos jubileus do Movimento: os 90 anos das Apóstolas Luzentes de Maria, os 75 anos da Obra de Famílias, 70 anos da Liga das Mães e os 30 anos da chegada da primeira imagem peregrina na Arquidiocese de Belo Horizonte. Além de agradecer, os presentes também refletiram sobre o próximo ano, rendendo graças pela abertura do Ano do Pe. Kentenich e planejando novas conquistas para o ano que está chegando.
Ano Pe. Kentenich
A Família do Tabor da Liberdade, como presente ao Pe. Kentenich, neste ano dedicado a Ele, deseja conquistar sua estátua para o Santuário. Cada ramo sorteou uma parte da estátua para conquistar espiritualmente e refletiu sobre o significado dela. Assim, cada ramo representará um pedacinho do Pai e Fundador e passará pelo mundo irradiando sua presença.
Olhos: Terços dos Homens Mãe Rainha
Ouvidos: Liga de Famílias de Schoenstatt
Boca: Juventude Feminina de Schoenstatt
Coração: Liga Feminina de Schoenstatt
Mãos: Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt
Pés: Juventude Masculina de Schoenstatt
Semblante: Liga das Mães de Schoenstatt
Vestes: Irmãs de Maria de Schoenstatt
Ainda no Santuário, a Família de Schoenstatt refletiu sobre a chegada do menino de Jesus e como cada um pode ser um Belém para receber Jesus neste Natal. Eles também assumiram a missão de vivenciar o lema do ano: Unidos ao Pai e Profeta por uma nova terra mariana. Após seguiram para uma confraternização.
Fotos: Poliane Bôsco / Alexandre Medeiros