“O exército orante avança, pois o mundo precisa adorar nosso Deus que é Pão da Aliança e se torna presente no altar” (Hino da Comes)
Ir. M. Isabel Cristina Benedeti / Karen Bueno – “Pe. José Kentenich, o grande orante – profeta de Maria”. Esse tema acompanhou os 89 participantes do retiro anual da Comunidade de Oração Mariano Eucarística de Schoenstatt (Comes) nesse final de semana, de 1 a 3 de dezembro de 2017. Todos os anos, as Irmãs Adoradoras do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt – responsáveis pela Comes – proporcionam esses dias de retiro, no Santuário de Atibaia/SP, para que os membros possam haurir das graças que a Mãe e Rainha presenteia e ter uma espiritualidade mais intensa no Santuário, podendo também rezar juntos e vivenciar a Comunidade de Oração como uma família, realmente como uma comunidade orante da Obra de Schoenstatt.
As meditações do retiro, neste ano, foram pregadas pelo Pe. Francisco Gonçalves, de Cesário Lange/SP, Diocese de Itapetininga/SP. Na homilia da Santa Missa de abertura, na sexta-feira, ele convida cada pessoa a oferecer o seu silêncio para que, em qualquer parte do mundo, alguém alcance uma graça pela intercessão do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Assim ele coloca, desde o início, os participantes em contato próximo e vital com o Pe. Kentenich, “o grande orante e profeta de Maria”.
Pe. Francisco envolveu os membros da Comunidade em suas três palestras e homilias, no decorrer do retiro. No domingo, dia 3, chegaram mais 63 participantes para um dia de encontro e todos juntos se aprofundaram na história e na espiritualidade do Pe. Kentenich. Os participantes se mostravam muito abertos para o tema, com o desejo de estar um tempo a sós com Deus e de conhecer a espiritualidade de Schoenstatt e a vida do Pai e Fundador.
“Dias tão abençoados: cada celebração, cada detalhe, cada mimo, enfim, tudo cuidadosamente preparado e organizado. Foram dias intensos, o sentimento que brota no coração é uma enorme gratidão”, comenta Gisela Lourencetti, de Araraquara/SP.
No sábado à noite houve uma vivência de Advento, chamada “Procura de Albergue”, na qual o grupo sai com uma imagem de José e uma imagem de Maria batendo de porta em porta e pedindo abrigo para passar a noite, como no primeiro Natal. A vivência emociona a todos e culmina com uma adoração noturna, oferecendo o coração para que Jesus possa nascer.
Todos saíram muito felizes e gratos por esse retiro, muitos já manifestando o desejo de retornar no próximo ano. Claudia Ferraro, de Taubaté/SP, conta: “Amei nosso retiro. Foram dias especiais à sombra do Santuário de nossa Mãezinha e conhecendo mais nosso Pai e Fundador. Que venham os frutos…”.
A Comes
A Comunidade de Oração Mariano Eucarística de Schoenstatt é chamada de “exército orante” da Mãe e Rainha. São pessoas em geral que, vinculadas ao Santuário, dedicam alguns momentos de oração – sejam eles diários, semanais ou mensais – rezando pelas grandes intenções da Igreja e do mundo, pela conversão dos pecadores, por todos os que sofrem: enfermos, idosos, presos, crianças abandonadas e tantos outros.
Para conhecer mais e participar clique: Região Sul e Nordeste / Região Paraná e Sudeste