Uma madruga de oração entre eles e Ela.
Volny Henrique Martoni – Aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro de 2017 a 11ª Hô Maria – a Vigília Mariana dos Homens – no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, em Jacarezinho/PR. A Vigília contou com a participação de 350 homens, de 17 cidades do regional Paraná. A Vigília teve início no sábado, às 20 horas, e encerrou-se no domingo às 6h30min, numa noite inteira de oração.
O bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Antonio Braz Benevente, esteve presente no início e deu a bênção a todos, desejando uma Vigília repleta de graças. Logo após, o organizador da Hô Maria, Volny Enrique Martoni, realizou uma breve acolhida, com a apresentação das cidades participantes, as quais eram recebidas com cantos e palmas. Participaram representantes de Jacarezinho/PR, Bandeirantes/PR, Ibiporã/PR, Congonhas/PR, Jataizinho/PR, Santa Amélia/PR, Ribeirão Claro/PR, Londrina/PR, Umuarama/PR, Cambará/PR, Arapoti/PR, Jundiaí do Sul/PR, Florestópolis/PR, Assis/SP, Marília/SP, Ourinhos/SP e Santa Cruz do Rio Pardo/SP. Todos eles se reuniram para o jantar, na sequência, se preparando para a jornada de oração.
Os momentos de espiritualidade iniciaram às 21h45min, com a oração de abertura no Santuário. A Ir. M. Jacinta Maria Donatti contou um pouco sobre a história do Santuário de Jacarezinho e a importância dessa vigília, que tem uma presença maior de homens a cada ano. O Pe. Lorenzo Sitio Sanchez, da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, participou de toda a Vigília e atendeu confissões durante a noite.
Às 22h15min o Santíssimo foi exposto no Santuário, o qual permaneceu até às 4 horas, sendo realizada uma escala de adoração, de meia em meia hora, entre as cidades e paróquias participantes.
Ser um homem novo a partir do Terço
A primeira palestra da noite, realizada das 22h15min às 23 horas, foi proferida pelo Pe. Luiz Fernando Lima. Seu tema foi “Na Aliança entre a Mãe e Rainha e o Rosário, deve surgir um novo homem para a sociedade”, recordando as histórias de Aliança narradas na Bíblia e apontando a importância do homem que se modifica por meio da oração do Rosário, sendo um referencial para os filhos por seu testemunho.
Dando sequência, das 23 às 24 horas, o Pe. Rosinei Toniette deu uma palestra falando sobre o tema: “Levem a imagem da Mãe de Deus e deem-lhe um lugar de honra em suas casas”. Falou sobre a importância de ter a imagem de Cristo e de Nossa Senhora nas casas, que essas imagens devem ser colocadas em um lugar nobre, para que as pessoas, ao chegarem, saibam que ali mora uma família cristã e que isso implica também viver uma vida digna de um verdadeiro cristão católico.
No intervalo foi servido o primeiro o primeiro café aos participantes, denominado “café vamos conseguir”, carinhosamente preparado pela equipe responsável.
Consciência social
Dando prosseguimento, os homens da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP conduziram a contemplação do Terço com a participação dos presentes, invocando a Santíssima Trindade com o canto e, em seguida, meditando os Mistérios Gozosos. No final, foi cantada a Ladainha e a consagração a Nossa Senhora.
A última palestra aconteceu de 1h30min até 2h30min, com o Deputado Federal Diego Garcia, discernindo sobre “A nossa atual política e a esperança Cristã para um futuro melhor”. Ele começou apresentando a leitura bíblica de Juízes (9, 8-15) na qual a Oliveira e a Videira renunciam ao poder, enquanto que o Espinheiro acaba aceitando, fazendo assim um paralelo com a realidade. Segundo ele, muitas pessoas cristãs e de boa índole não aceitam participar da política, dando lugar a que pessoas sem esses preceitos acabem aceitando e até mesmo se elegendo, com consequências negativas para o povo.
Em seguida, das 2h30min às 3h30min, os presentes foram conduzidos pelos homens do THMR da cidade de Ibiporã até o terreno do Santuário, onde realizaram a Via Sacra, recordando as estações dolorosas percorridas por Jesus, finalizando em frente ao Santuário.
O segundo café servido, denominado “café tira sono”, deu novo ânimo aos participantes.
Quando toda a família ganha
Em seguida, das 4 às 5 horas, Pe. Alex de Oliveira Nogueira fez o translado do Santíssimo, que se encontrava exposto no interior do Santuário, até a tenda, onde todos aguardavam sua chegada. Foi um momento de muita emoção com a presença de Jesus entre eles.
Ao raiar do dia, às 5h30min, sob o cantar dos passarinhos, Pe. Delcino Rafael de Carvalho presidiu a Missa de Encerramento, parabenizando os presentes por terem conseguido superar o sono que os acometia durante a madrugada. No final da Missa, foi lida uma mensagem do Pe. Antonio Bracht, reitor do Santuário Original na Alemanha, afirmando a importância dessa Vigília e destacando que “quando um grupo de homens se reúne num Santuário para rezar, toda a sua família, bem como toda a Família de Schoenstatt recebe muitas graças”. Ele salientou também o 50º aniversário da partida de Pe. José Kentenich e que a Família de Schoenstatt decidiu convocar um “Ano Kentenich”, para aproximar ainda mais as pessoas do Fundador.
Logo após a bênção final, às 6h30min, os participantes se dirigiram à frente do Santuário para tirarem a tradicional “foto oficial”, a qual só foi possível mediante a suspensão de um drone, devido a grande quantidade de homens.
Todos demonstravam enorme satisfação, comprometendo-se a participar da 12ª Hô Maria, agendada para os dias 1 e 2 de dezembro de 2018. Em seguida, Pe. Delcino e os grupos de Bandeirantes, Santa Amélia e Assis, se dirigiram ao interior do Santuário, onde realizaram o envio de quatro Imagens Oficiais do Terço dos Homens Mãe Rainha, para acompanharem seus respectivos grupos.
Antes de retornarem para suas casas, foi servido o “café despedida”, para que os participantes pudessem retornar para as casas saciados no corpo e no espírito.
Fotos: Cleiton Corrêa / Volny Henrique Martoni