A Presidência Geral publica o Estatuto aprovado
Ir. M. Nilza P. da Silva – Nesse dia de festa da Imaculada, começa a vigorar o Estatuto Geral do Movimento Apostólico de Schoenstatt, aprovado pela Presidência Geral da Obra, para experiência, por 5 anos:
“Agora, temos em mãos um Estatuto válido para todo o nosso Movimento Internacional. Podemos ver nele uma expressão de unidade e um subsídio para vivermos e testemunharmos juntos o carisma de nosso Pai, no caminho ao futuro,” escreve Pe. Juan Pablo Catoggio.
É sinal extraordinário da atuação da graça, na realidade da Aliança de Amor, que a Obra Internacional de Schoenstatt exista por mais de cem anos e permanece unida, fiel ao carisma do Fundador, Pe. José Kentenich, numa torrencial corrente de vida, numa dinâmica atividade missionária e frutuosidade apostólica, sem que até agora tivesse um Estatuto Geral que a orientasse legalmente. Corresponde ao pensar do Fundador, que em Schoenstatt as leis escritas sejam o resultado das experiências de vida e não somente de um genial planejar humano.
Por isso, o Estatuto Geral, escrito com a colaboração da Família de Schoenstatt de todos os países, corresponde ao carisma do Fundador aplicado e comprovado nos longos anos de história do Movimento. Na carta de apresentação, o Presidente do Presidio Geral, Pe. Juan Pablo explica: “O Estatuto fornece-nos indicações para a convivência e para o trabalho em conjunto, em nossa Família composta por tantos Ramos, assim como para uma atividade apostólica fecunda na Igreja e com a Igreja… Podemos certamente considerar o nosso Estatuto Geral como dádiva do nosso Pai neste “Ano Padre Kentenich” e também como dádiva que nós lhe fazemos. Peçamos a sua intercessão para que Schoenstatt continue a crescer em todos os países segundo o seu espírito e seja uma bênção para a Igreja.”
A Central Nacional de Assessores cuidará que o Estatuto Geral chegue às mãos dos dirigentes dos Ramos da Liga e seja estudado em profundidade.