Por um de estilo de vida Mariano: “Torna-nos semelhantes à tua imagem”
Silvânia Rodrigues Correia – No dia 3 de dezembro de 2017, a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt da Arquidiocese de Brasília/DF passou o dia “no colo da Mãe e Rainha”, no Santuário Tabor da Esperança. Após um ano intenso de estudos e aprofundamento sobre o livro “Estilo de Vida Mariano” – um subsídio de formação para o Movimento Apostólico de Schoenstatt – todos celebraram juntos os frutos da missão no Ano Mariano com um retiro.
Participaram 450 pessoas, aproximadamente, entre missionários e coordenadores dos Vicariatos de Brasília e um grupo da cidade de Riachinho/MG, Diocese de Januária/MG. A abertura iniciou com o Banquete Eucarístico, a Santa Missa, presidida pelo Pe. Afonso Wosny, diretor do Movimento no Regional Sudeste. Ele relacionou a liturgia da palavra com o início do Advento, com o tema do retiro e as correntes de vida do ano, motivando os missionários a serem protagonistas no Ano do Laicato. No final da missa, chamou todos os coordenadores à frente e invocou uma bênção especial sobre eles e sua missão.
Na sequência, Ir. M. Floriza Kazue Okuda, assessora local da Campanha, recordou a importância de ser um missionário atuante e presente na vida da Igreja, fazendo, ainda, uma síntese sobre o Estilo de Vida Mariano.
Após um momento de lanche (café da manhã), continuando a programação, os participantes contemplaram a vida da Mãe de Deus seguindo o estudo proposto no livro. Concluindo essa reflexão, a Providência Divina preparou, na pessoa do seminarista Ricardo Henrique da Silva, da cidade de Uruaçu/GO, uma aplicação prática ao tema e ele conduziu os participantes a olharem para dentro de seus corações e a procurarem as semelhanças com Maria. Tudo isso marcou forte e profundamente a vivência.
Seguiu-se, então, um espaço para dialogar com a Mãe de Deus, refletindo sobre três temas: a Visitação de Maria a sua prima Isabel, o momento de Maria aos pés da cruz e a coroação de Maria. A parte da manhã encerrou-se com a coroação da Mãe de Deus como Rainha das Famílias e da missão.
Após o almoço, o encontro precioso com Jesus na Adoração ao Santíssimo é um momento central, conduzido pelo Diácono Hamilton dos Santos Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora de Fatima, Samambaia Norte.
Por fim, no quarto momento do Retiro houve a entrega de 19 quadros da Mãe e Rainha, conquistados pelos grupos de estudos, também a entrega das contribuições ao Capital de Graças, com a renovação de compromisso. O capelão do Santuário, Pe. Adilson Costa, deu a bênção de envio e invocou bênçãos e graças a todos, enfatizando a importância do trabalho missionário com a Mãe Peregrina na vida de cada um, uma vez que Ela quer o melhor para todos e distribui cada vez mais graças na medida em que se colocam como instrumentos em suas mãos.