Preparando o coração às vésperas do Natal.
Lenise Maria Cervi – No final da tarde do domingo, 3 de dezembro, a Família de Schoenstatt de Santa Maria/RS se reuniu para o encerramento das atividades realizadas a sombra do Santuário Tabor, neste ano de 2017.
Com a participação de todos os ramos, Institutos e União de Famílias, e com a presença do tenor Cesare Barichello, a soprano Andréa Scheffer, a maestrina Enira Trindade, o coral Giuseppe Verdi, da Associação Italiana de Santa Maria e AABB, o pianista Charles Tones e o Grupo de Cordas São Vicente Pallotti, coordenado pelo professor Matheus Lameira, através de cantos e reflexões, juntos pudemos passar momentos de intenso espírito de Família e em clima de espera do Menino Jesus.
Sendo dezembro o último mês do ano no calendário civil, na Igreja Católica, a partir do domingo, dia 3, iniciou-se um novo ano com o Tempo Litúrgico do Advento, com uma espiritualidade em torno da expectativa do Cristo Salvador que nasce no Natal. Por isso, a ideia do tempo de Advento é colocar na mente e no coração de cada pessoa a expectativa para aquele que vem.
O tempo de Advento nos convida a preparar nosso coração para a chegada de um Deus feito criança. Por isso, alguns símbolos expressam a preparação deste tempo e desta celebração tão especial em nossas vidas.
Por exemplo, as bolas coloridas, que adornam a Árvore de Natal, significam os frutos da árvore da vida, que é Jesus. Elas representam os frutos dessa árvore, os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe e, ao mesmo tempo, as boas ações daqueles que vivem em Cristo. Por isso, logo no início, cada participante é convidado a colocar na árvore de Natal uma bola, como símbolo dos frutos colhidos neste ano de 2017, “transformando” esse momento como consciente contribuição ao Capital de Graças.
Por meio de cada representante das diversas comunidades da Família de Schoenstatt local, foi refletido, a partir de textos bíblicos, como se deu o nascimento de Jesus no pobre estábulo de Belém. Com cantos e encenações recordava-se o caminho feito na história da vinda de nosso Deus e Rei, pelo Sim de Maria.
O relato do nascimento de Jesus é para todos uma grande e boa notícia. Quem a recebe tem desejo de sair apressadamente para transmiti-la aos demais, pois, vivemos em uma sociedade carente de boas notícias. Diante do que vimos e ouvimos, nos perguntamos: como garantir que as boas notícias se espalhem? De que forma cultivar a cultura da paz na escola, na família, na sociedade, na comunidade, no trânsito, no comércio?
As luzes natalinas de nossas casas, de nossa cidade brilharão mais se, com atitudes transformadoras, pudermos em toda parte transmitir e fazer brilhar a luz do Menino Jesus. Como vamos passar esse tempo de Advento, para que o dia 25 de dezembro seja preparado e celebrado com toda sua dignidade e no seu verdadeiro espírito?
Unidos ao nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, queremos fazer de nosso coração uma Terra Mariana, onde Maria possa reclinar o seu Divino Filho neste Natal. Que este tempo de Advento nos leve a bem preparar a Terra de nosso coração para as graças do Santo Natal.
Fotos: Ir. M. Daiane Freisleben